MUNDO DANÇA EM PONTE DE LIMA
O Mundo a Dançar - Ponte de Lima. Largo de Camões/ 6 de agosto
O Largo de Camões em Ponte de Lima volta a ser o palco do Festival Internacional de Folclore – O Mundo a Dançar.
O espetáculo será repleto de ritmo e de cor e é integrado no Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais (CIOFF). A edição 2015 conta com grupos folclóricos da China, Geórgia, México e Polónia.
A China apresenta-se neste Festival Internacional com o grupo de dança da Universidade de Tecnologia de Hebei – O Hebei University of Technology, que já formou mais de três mil dançarinos, estudantes universitários. Têm grupos de danças folclóricas nacionais, danças clássicas e danças modernas. Os seus bailarinos apresentam o traje nacional chinês colorido, traje étnico, mostram o encanto da arte chinesa da dança com elegante postura, a qual se espalhou a nível mundial.
Da Geórgia vem o Folk Dance Ensemble Shavleco, fundado em 1998 na cidade de Gori. Trazem-nos um conjunto de danças e músicas de todo o país para mostrar e preservar a sua antiga cultura e tradição. Trata-se de um povo habituado a defender a sua pátria dos ataques de países vizinhos o que os tornou um povo guerreiro mas também hospitaleiro, precisamente o que nos apresentam através das suas danças e coreografias.
O México representa-se através da Companhia Nacional Danza Folklórica. Fundada em 1975 com o nome de Ballet Folklórico de la Dirección General de Educación Tecnológica Industrial, em 1979 a Secretaria de Educação Pública atribuiu o nome de México Ballet Folklórico. Já conquistou vários prémios, sendo o mais importante a medalha de ouro no 43º Festival Folclórico Internacional de Dijón (1989).
O grupo Mazurian Song Dance Ensemble ELK, da Polónia completa este conjunto que participam no festival O Mundo a Dançar.
Provenientes da cidade de ELK, Mazurian Song Dance Ensemble, fundado em 2001, apresenta o folclore nacional e de várias regiões da Polónia com um espetáculo dinâmico, cheio de energia e temperamento, para dar alegria ao público. O grupo é do Nordeste da Polónia, região conhecida por terra dos mil lagos, nas proximidades da Lituânia e Bielorrússia.
Ponte de Lima tem a honra de acolher, uma vez mais, O Mundo a Dançar - Festival Internacional de Folclore que promete ser um espetáculo cheio de ritmo e com uma alegria contagiante.