Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MOSTRA DE FOLCLORE REAFIRMA PORTUGALIDADE EM ANDORRA

O Principado de Andorra acolheu no passado fim de semana a Mostra Internacional de Folclore comemorativa do 22º aniversario do Grupo de Folclore 'Casa de Portugal'.

Mostra Internacional Folclore Andorra (3)

O Complexo Sociocultural da cidade de Encamp ficou pequeno para acolher os cerca de 200 folcloristas dos grupos - Gentes de Almeirim, Rancho Folclorico dos Portugueses de Beausoleil, Esbart Sant Romà d’Encamp e o Grupo anfitrião - e numeroso publico português e de outras nacionalidades que não quiseram perder uma nova edição do encontro de culturas e reafirmação da portugalidade organizado pelo grupo português residente em Andorra.

Mostra Internacional Folclore Andorra (1)

No sábado, a partir das 21h30, teve lugar a Mostra de Folclore com a apresentação por parte do jornalista, escritor e apresentação da tevisão andorrana, Alfred Llahí que convidou os estandartes dos Grupos e diferentes personalidades a subirem ao palco, nomeadamente Esther París, Vice-Presidente da Câmara de Encamp, Pere Lopez, Deputado do Parlamento Andorrano, Dr. Daniel Café, Presidente da Federação do Folclore Português e José Costa, proprietario da empresa Nova Constructora, patrocinador oficial do evento.

Mostra Internacional Folclore Andorra (2)

Depois da protocolar troca de lembranças entre os Grupos e personalidades, Daniel Café entregou a medalha da Federação ao Município de Encamp e o diploma de reconhecimento pelo “trabalho louvável desenvolvido pelo grupo a favor da promoção e salvaguarda da cultura tradicional popular portuguesa” a um “emocionado” Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’.

O grupo anfitrião iniciou o festival apresentando danças e cantigas do cancioneiro minhoto da região de Viana do Castelo recebendo calorosos aplausos. A continuação o Esbart Sant Romà apresentou danças do seu reportorio integrado pelas secções juvenis e “corpo” de dança. Desde França subiu ao palco o Rancho de Beausoleil formado por uma grande representação de folcloristas que encheram o palco de danças caracteristicas do Baixo Minho. Coube ao Gentes de Almeirim encerrar a Mostra com uma representação das tradições ribatejanas que arrancou mais de uma gargalhada ao publico assistente. Finalizado o festival, que teve emissão de imagem em direto através do programa Cantinho do Folclore a cargo de Paulo Silva  da Web Rádio Ondas de Portugal, publico e folcloristas dirigiram-se à sala de festas para desfrutar do baile a cargo do Grupo Euphória e de um lanche oferido aos elementos dos Grupos pelos organizadores.

Mostra Internacional Folclore Andorra (4)

No Domingo pela manhã teve lugar no Centro Cultural La Llacuna de Andorra la Vella, na capital do Principado, uma formação a cargo da Federação do Folclore Português sob o título “Conversas sobre folclore”. A Vogal da Direcção da Federação, Maria Emília Francisco fez referencia à composição da Federação e Daniel Café centrou a intervenção no trajar ao longo dos tempos e importancia de preservar a autenticidade na representação folclorica.

Após a formação teve lugar uma recepção à Federação e ao Grupo Gentes de Almeirim na SEDE do Grupo anfitrião onde puderam conhecer in situ a historia de mais de duas décadas do Grupo andorrano.

O encontro terminou num restaurante da capital andorrana com um almoço oferecido por José Costa, tendo Daniel Café assinado o “Livro de Honra” da colectividade portuguesa em Andorra e recebido um album fotografico com a recolha do trajar do Grupo.

Mostra Internacional Folclore Andorra (5)

Mostra Internacional Folclore Andorra (6)

FFP em Andorra (1)

FFP em Andorra (2)

FFP em Andorra (3)

FFP em Andorra (4)

FFP em Andorra (5)

FFP em Andorra (6)