Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MORREU JOSÉ NATÁRIO, UM DOS MAIS CONCEITUADOS PASTELEIROS DE VIANA DO CASTELO

Morreu José Natário, conhecido empresário fundador de várias pastelarias em Viana

José Natário, empresário e fundador do clube desportivo Juventude de Viana, morreu esta segunda-feira aos 86 anos, anunciou o clube vianense através das redes sociais.

New-Project-32.jpg

José Enes Natário, que sofria de doença prolongada, morreu em sua casa, durante esta manhã.

Para além de ter sido um dos sócios fundadores do clube Juventude de Viana, a obra de José Natário fica patente no comércio da sociedade vianense, ao ter fundado, em 1970, a conhecida Pastelaria Zé Natário, na Avenida dos Combatentes, em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo, entre outras pastelarias hoje administradas por familiares.

Nasceu a 10 de janeiro de 1933, filho dos proprietários da pastelaria Brazil sita na rua Manuel Espregueira nº115, em Viana do Castelo.

Ficou órfão de pai aos 14 anos, e após este acontecimento foi a mãe, Custodia Barreiros Natário que assumiu a frente do negocio.

Fundou a Confeitaria e Pastelaria Primorosa (hoje confeitaria Manuel Natário), onde se fazem filas para comprar as famosas bolas à Natário.

Aos 15 anos decidiu enveredar por trabalhar no fabrico da confeitaria de sua mãe. Foi aqui que “lhe tomou o gosto” e nunca mais parou…

Munido de uma bicicleta tipo triciclo ia para a praia de Cabedelo e para o campo de futebol vender um tipo de lanches aos quais deu o nome de vigaristas.

Aos 22 anos comprou o trespasse do CAFÉ SPORT, um dos cafés mais antigos e conceituados na cidade naquela altura. Logo de seguida abriu também o TACO, salão de bilhares, que hoje é propriedade de um ex-funcionário.

Foi também sócio da Liga Vianense de Panificação da qual esteve à frente durante alguns anos.

Adquiriu um espaço na Avenida dos Combatentes e abriu a atual Pastelaria Zé Natário, com fabrico próprio. Atualmente, Regina Natário, filha, gere o negócio.

Abriu ainda a padaria Brazil (nome a homenagear a primeira confeitaria de seus pais que abriu na década de 1920), onde tem outro filho, José Natário, como gerente.

Foi ainda desportista do SC Vianense nas modalidades de futebol e hóquei em patins e fundador da Associação Juventude de Viana em 1976, associação destinada apenas à pratica do hóquei em patins.

*Notícia atualizada às 14h27 com a informação de que a pastelaria conhecida pelas ‘bolas de Berlim’ é propriedade de um familiar (Manuel Natário), esse sim o autor da conhecida versão do bolo

Fonte: https://ominho.pt/