Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MONÇÃO REALIZA ROTEIRO DE PROXIMIDADE EM ABEDIM

Executivo local aposta na requalificação da rede viária e da antiga escola primária da freguesia. Estratégia futura passa por garantir mais visibilidade à Penha da Rainha, presentemente em fase de classificação como sítio de interesse público.

DSC_0124 (Large)

A reunião descentralizada do Executivo Municipal de Monção realizou-se, na passada quinta-feira à noite, na sede da Junta de Freguesia de Abedim. Nessa tarde, o presidente da Câmara Municipal, António Barbosa, acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia, José António Rodrigues, deslocou-se à freguesia, contactando com a população e verificando as necessidades e prioridades locais.

O Roteiro de Proximidade, iniciativa que leva António Barbosa a todas as freguesias do concelho, habitualmente no dia em que decorre a reunião do executivo municipal, iniciou-se com uma visita a uma empreitada de rede viária acabada de concluir: Rua da Igreja.

O acesso foi melhorado com pavimentação em cimento e valorização das valetas, facilitando a condução das águas. Apesar da curta distância, diz José António Rodrigues, a obra é importante para a freguesia, uma vez que passa junto à casa mortuária e à Igreja Paroquial, unindo duas das estradas mais utilizadas pela população.

Da obra feita para a obra em vias de execução. Com várias interrupções para contacto com os populares, a próxima paragem aconteceu na Rua de Doganda. São duzentos metros em paralelo que serão substituídos por asfalto. Uma vantagem, asseguram os populares, porque com chuva e geada torna-se difícil e perigoso fazer aquele percurso.

Seguiu-se a antiga escola da freguesia. Duas salas. Amplo espaço exterior. O telhado e a caixilharia apresentam condições satisfatórias, contudo, é preciso proceder-se à requalificação interior. Um dos objetivos do executivo local, o qual pretende colocar aquele espaço repleto de memória ao serviço da população. 

Com toponímia instalada e preocupações pontuais ao nível da eletricidade pública (substituição de lâmpadas e mais um poste de iluminação), a limpeza das bermas é uma das prioridades no exercício regular da junta de Abedim. O resultado, muito positivo, é visível em todos os lugares da freguesia, constituindo um cartão-de-visita para mostrar aos visitantes.

Que não são poucos. Chegam por causa do Trilho da Carvalheira, percurso que oferece belas paisagens e extraordinários motivos de ruralidade, mas também pelo Castelo de Penha da Rainha. Encontra-se em fase de classificação como sítio de interesse público. Um selo de distinção que a junta pretende aproveitar para dar mais visibilidade aquele espaço histórico.

DSC_0066 (Large)

DSC_0074 (Large)

DSC_0077 (Large)

DSC_0082 (Large)

DSC_0083 (Large)

DSC_0090 (Large)

DSC_0095 (Large)

DSC_0119 (Large)