Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MONÇÃO REALIZA RECRIAÇÃO HISTÓRICA DO ENCONTRO DE D. JOÃO I E O DUQUE DE LENCASTRE EM 1386 NA PONTE DO MOURO MEDIEVAL

Evento tem lugar nos dias 11 e 12 de junho e conta com a presença de SAR D. Duarte de Bragança

Empresa especializada na realização de eventos medievais e meia centena de populares vão assinalar o 630º aniversário do encontro de D. João I e o Duque de Lencastre em 1386, em Ponte do Mouro, Barbeita/Ceivães, com a recriação histórica daquele encontro que definiu as condições de cooperação militar entre os dois países e estabeleceu os pormenores do casamento entre o monarca português e D. Filipa de Lencastre, filha do Duque. No dia 10, o Cine Teatro João Verde recebe um ciclo de conferências sobre o tema.

Ponte do Mouro Medieval.jpg

Nos dias 11 e 12 de Junho, realiza-se em Ponte do Mouro, Barbeita/Ceivães, a Recriação Histórica do Encontro de D. João l e o Duque de Lencastre em 1386. Denominada Ponte do Mouro Medieval, a iniciativa consta de um conjunto de atividades alusivas à época promovidas por uma empresa especializada com a colaboração de meia centena de pessoas das duas freguesias e elementos da associação Buraca da Moura.

Em Ponte do Mouro, estabeleceram-se as condições de cooperação militar entre os dois países, acertando-se os pormenores do casamento entre o Rei D. João I e D. Filipa de Lencastre, filha do Duque. Os visitantes poderão apreciar e viver todo o contexto histórico da época, participando nas animações/recriações e degustando sabores tradicionais.

Nestes dois dias, Ponte do Mouro, lugar das freguesias de Barbeita e Ceivães, recebe várias recriações medievais alusivas àquele período histórico: música e danças da época, torneios, animadores de rua, espetáculos de fogo, falcoaria, cânticos à capela, demonstrações de ofícios e mercado medieval.

Do programa, diverso, apelativo e fiel à época, destaque para a ceia medieval, sábado à noite, 21h00, e para o encontro do Rei D. João I com o Duque de Lencastre, onde definiram a parceria militar e os pormenores do casamento, domingo à tarde, 15h00.

O dia anterior, 10 de junho, feriado nacional, é dedicado a um ciclo de conferências no Cine Teatro João Verde que decorrerá após a sessão de abertura, pelas 16h00, com intervenções de Augusto de Oliveira Domingues, Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Ponte, Diretor Regional da Cultura do Norte, e Sandra Vieites, da organização do Ponte do Mouro Medieval 

Com moderação de José Emílio Moreira, anterior presidente da Câmara Municipal de Monção, estão previstas três comunicações: “Génese e contexto histórico da aliança anglo-portuguesa de 1386”, pelo Prof. Dr. Luis Adão da Fonseca, “O encontro de D. João I e o Duque de Lencastre – Ponte do Mouro”, pelo Drº Alberto Antunes de Abreu, e “Plano de pormenor de salvaguarda e valorização da Ponte do Mouro”, pela Drª Odete Barra. 

Presença de D. Duarte Pio, Duque de Bragança

  1. Duarte Pio, Duque de Bragança, já confirmou presença. Em conjunto com o Marques do Lavradio, D. Jaime d `Almeida, marcará presença num jantar solidário no Hotel Rural Convento dos Capuchos, na sexta-feira, pelas 20h30, e presidirá à abertura do Mercado Medieval, no sábado, pelas 15h00, o qual englobara descerramento de placa comemorativa da efeméride.

Nessa manhã, pelas 10h30, será recebido no Museu do Alvarinho pelo autarca monçanense, Augusto de Oliveira Domingues, seguindo-se saudação efetuada pelos antigos combatentes do ultramar e deposição de coroa de flores no monumento situado na Praça Deu-la-Deu Martins.