Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MONÇÃO PROPORCIONA TRANSPORTE GRATUITO PARA TODOS OS ALUNOS E OFERTA DE FICHAS DE ATIVIDADES DO 1º E 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

A entrada no ano letivo 2018/2019 vai custar menos aos bolsos dos monçanenses. O governo alargou até ao 6º ano, a entrega gratuita de manuais escolares. A autarquia garante transporte a todos e oferece as fichas de atividades do 1º e 2º CEB, do ensino público.

Bom ano letivo

A Câmara Municipal de Monção está apostada em reforçar as condições de funcionalidade e aprendizagem nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Monção, criando um conjunto de medidas para implementação no ano letivo 2018/2019.

Em conjunto com o apoio para a aquisição de material de limpeza e cedência de material escolar aos estabelecimentos de ensino, o Município de Monção vai garantir transporte escolar gratuito a todos os alunos e oferecer as fichas de atividades do 1º e 2º CEB, do ensino público.

Além de constituir um importante apoio financeiro para os encarregados de educação, a oferta das fichas de atividades, que acontece pela primeira vez, contribui para a rentabilização da economia local, uma vez que a encomenda das fichas apenas é possível nas papelarias do concelho.

O transporte escolar gratuito abrange todos os patamares de ensino público, tendo havido a preocupação da autarquia em definir trajetos que permitam aos alunos sair mais tarde e chegar mais cedo a casa. Uma vantagem para quem vive nas zonas mais afastadas da sede do concelho.

No capitulo da educação, referência ainda para intervenções estruturais no parque escolar do concelho. Recentemente, decorreram obras de requalificação no Jardim de Infância de Cortes. Na próxima semana, avançam os trabalhos previstos para a Escola Secundária de Monção.

Destaque ainda para a comparticipação na alimentação dos alunos com escalão, prolongamento de horário com atividades extracurriculares, apoio na frequência do ensino superior público e Banco Municipal de Livros Escolares, disponibilizando manuais usados e tratados do 7º ao 12º ano.

No dia 12, na Biblioteca Municipal, será entregue material escolar aos alunos acompanhados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Monção. Iniciativa apoiada pelo Centro Funerário do Alto Minho (CFAM), constando da entrega de kits escolares constituídos por cadernos, lápis, afias, canetas, tesouras, colas e lápis coloridos.

“Apostamos na valorização do ensino público, proporcionando condições adequadas a todos os intervenientes no processo educativo (alunos, professores, auxiliares e encarregados de educação) e garantindo uma verdadeira igualdade de oportunidade para todos” – António Barbosa