Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MONÇÃO PROMOVE SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

De 15 a 25 de outubro, nos estabelecimentos de ensino públicos do concelho, Colégio do Minho e Santa Casa da Misericórdia de Monção.

alimentação

Constando do projeto do Serviço Educativo do Município de Monção para o ano letivo de 2018/2019, a Semana da Alimentação Saudável visa transmitir às crianças a aquisição de conhecimentos sobre um modelo alimentar completo e equilibrado, visando a alteração de comportamentos alimentares diários.

Destinando-se a alunos do pré-escolar e 1ª CEB, o programa apresenta sessões temáticas sobre “Pequeno Almoço com Energia” e “Lanches Saudáveis” que decorrem, entre 15 e 25 de outubro, nos estabelecimentos de ensino públicos do concelho, Colégio do Minho e Santa Casa da Misericórdia de Monção.

Com o apoio dos monitores da Divercook, a ação “Lanches Saudáveis” tem como finalidade sensibilizar as crianças do 1º CEB para a importância de fazerem uma alimentação saudável no que respeita aos lanches e merendas que levam para a escola. Serão confecionadas sandes muito coloridas e nutritivas, onde os vegetais serão protagonistas.

Na sessão temática “Pequeno Almoço com Energia”, destinada às crianças dos jardins de infância, pretende-se que, de forma simples e divertida, façam um pequeno almoço variado, equilibrado e nutritivo. Em ambas as ações, os ingredientes são diversão, multidisciplinariedade, hands-on e mudança de comportamentos. Participam 750 crianças do pré-escolar e 1º CEB.

A Semana da Alimentação Saudável procura a criação de uma nova cultura de alimentação e nutrição para crianças e jovens que, por um lado, seja divertida de aprender e, por outro, englobe soluções saborosas e fáceis de aplicar no quotidiano.

Procura-se também a promoção da Alimentação Mediterrânica junto das camadas mais jovens da população, a qual representa um modelo alimentar completo e equilibrado com inúmeros benefícios para a saúde, longevidade e qualidade de vida.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado a 16 de outubro em mais de 150 países.