Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MONÇÃO: PARADA COM PROJETOS EM ANDAMENTO

O “Roteiro de Proximidade” a Parada decorreu ontem, um dia após a reunião quinzenal do executivo municipal, realizada na antiga sede da junta de freguesia. Um dia chuvoso, com a tempestade “Irene” no horizonte, aconchegado pela calorosa receção do executivo local e habitantes daquela freguesia do Vale do Gadanha superior.

DSC_0585 (Large)

José João Machado, presidente, e Silvia Pedreira, secretária, conduziram António Barbosa por diferentes lugares da freguesia, comunicando-lhe as principais necessidades e preocupações da população local, bem como os futuros projetos de investimento.

Primeira paragem na antiga escola de Parada e Lordelo. Encontra-se em estado deteriorado, sendo intenção do executivo local proceder à respetiva recuperação daquele imóvel com memória na freguesia. O objetivo é a criação de um espaço polivalente adaptado a distintas funções. 

Seguiu-se uma visita à “Serração de Parada”, a maior empregadora da freguesia com 15 funcionários e uma das mais importantes naquela área do concelho de Monção. Apanhada pelos incêndios do dia 15 de outubro, provocando a destruição de parte das instalações, a empresa reergue-se, tendo já recuperado as estruturas afetadas.

Em conversa com o proprietário, Adriano Rodrigues, o autarca monçanense, António Barbosa, reforçou a mensagem de solidariedade e conforto, comunicada anteriormente, mostrando-se satisfeito com a recuperação em curso. Disse: “Esta capacidade, que tenho visto em outros locais do concelho, é sinal que os empresários acreditam na sua terra e sabem ultrapassar as adversidades”.

Sempre em contacto com os populares, que demonstravam grande proximidade e afetividade com António Barbosa, José João Machado e Silvia Pedreira, a comitiva deslocou-se a alguns pontos prioritários para a junta. Relacionam-se com o encadeamento de águas pluviais, prevenindo situações de inundações, e com a requalificação da rede viária que avança, a breve prazo, com intervenção na calçada de Ribes.

Neste périplo pela freguesia, a comitiva teve ainda a oportunidade de familiarizar-se com o projeto de toponímia e numeração das habitações. Encontra-se em andamento, substituindo a anterior, cuja colocação apresenta incorreções. No final, regresso ao ponto de encontro, Café S. Martinho, para entregar ao Sr. Casimiro um medicamento trazido da vila.

DSC_0586 (Large)

DSC_0594 (Large)

DSC_0595 (Large)

DSC_0622 (Large)

DSC_0630 (Large)