MONÇÃO ORGANIZA TERTÚLIA: TERTÚLIA “PESQUEIRAS DO RIO MINHO, QUE FUTURO?
Realçada a sua importância social e económica e focada a necessidade da sua valorização e divulgação.
Realizada no Museu Monção & Memórias, a tertúlia “Pesqueiras do Rio Minho, que futuro?” contou com a presença de pescadores portugueses e galegos e técnicos municipais nas áreas da cultura, património e turismo. A moderação esteve a cargo da Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, e do Presidente da Associação dos Pescadores do Rio Minho, Venâncio Fernandes.
Numa conversa informal bastante produtiva e esclarecedora, os presentes debateram a importância e a sustentabilidade da pesca no Rio Minho, no contexto atual, sob o ponto de vista ambiental, económico e social.
Em relação às pesqueiras, foi unânime a preocupação em transmitir esta tradição secular às gerações futuras, bem como a necessidade de serem ultrapassados vários entraves à utilização e preservação deste valioso património cultural material e imaterial.
Ficou em aberto a realização de novas sessões de reflexão sobre esta temática e o desenvolvimento de ações que valorizem e promovam este património de enorme relevância histórica, quer de uma forma lúdica, quer na vertente pedagógica, junto da comunidade escolar.