Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MONÇÃO E MELGAÇO GRANFONDO

01 (17).jpg

15 de setembro. A festa do ciclismo no Berço do Alvarinho. Nesta edição, “entramos” em território espanhol.

O berço da mais nobre de todas as castas de vinho branco – o notável e prestigiado Alvarinho – recebe, no dia 15 de setembro, domingo, mais uma edição do Monção e Melgaço Granfondo, uma das provas ciclistas mais relevantes do calendário nacional.

Nesta edição, a prova desportiva, que junta mais de um milhar de ciclistas amadores e profissionais, entra em território espanhol pela freguesia de Cristóval, percorrendo a margem direita do rio Minho, até à ponte internacional que liga Melgaço e Arbo.

Com organização da Bikeservice, as três distâncias previstas - Minifondo (76 km), Mediofondo (96 km) e Granfondo (124 km) - vão desafiar os participantes a percorrerem um território admirável pontuado por extensas plantações de Alvarinho, áreas de lazer ribeirinhas e aprazíveis lugares de montanha.

Ao longo do percurso, com partida/chegada em Monção, várias coletividades locais, com orgulho e brio na identidade cultural monçanense, vão incentivar os participantes com o toque animado das concertinas, a batida sincronizada dos bombos e vozes afinadas e encorajadoras.

Juntamente com o Monção e Melgaço Granfondo, realiza-se uma caminhada aberta aos acompanhantes dos ciclistas e demais público interessado. Com extensão de 5 quilómetros, percorre o centro histórico da vila raiana e espaços envolventes (muralhas, passadiços, ecopista do rio Minho ….). No dia anterior, 14 de setembro, decorre uma atividade para as crianças. O objetivo é incutir o bichinho da bicicleta nos mais novos.

Beleza, história e tradição

Com o “Monção e Melgaço Granfondo”, os dois municípios raianos convidam os participantes e acompanhantes a explorarem uma região recheada de beleza, história e tradição, onde o cultivo e produção da casta Alvarinho se confunde com a nobreza e carácter das suas gentes.

Na Sub-Região de Monção e Melgaço, origem do Alvarinho, o visitante encontra tudo aquilo que anseia e procura: o verde das paisagens e serranias do Alto Minho, aldeias históricas como Santo António de Vale de Poldros ou Lamas de Mouro, mas também a presença constante do Rio Minho, entrelaçado com os seus afluentes, com lugares relaxantes e edílicos junto às margens.

Além da riqueza gastronómica, evidenciada na Lampreia do Rio Minho, no Cordeiro à Moda de Monção e nos fumeiros das terras altas de Melgaço, esta região transfronteiriça assume-se como um elo de ligação umbilical à vizinha Galiza, tão próxima, tão parecida, tão apaixonante. Como nós.

02 (19).jpg

03 (14).jpg

04 (15).jpg

05 (11).jpg

06 (9).jpg

07 (5).jpg

08 (11).jpg

09 (8).jpg

10 (9).jpg

11 (9).jpg

12 (8).jpg