Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MONÇÃO: CONSELHO LOCAL DE AÇÃO SOCIAL APROVA DIAGNÓSTICO SOCIAL 2018

O Diagnóstico Social 2018, documento de apoio ao planeamento estratégico do Concelho de Monção, foi organizado e executado pelo Núcleo Executivo da Rede Social de Monção, tendo sido aprovado, no passado dia 23 de novembro, em reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS).

diagnostico social

O documento assume-se como um suporte fundamental para se proceder à identificação e análise de alguns fenómenos sociais e demográficos emergentes, permitindo a projeção e a validação de politicas sociais, orientadas para o desenvolvimento sustentável do concelho.

Procurando refletir sobre as mudanças registadas nos diferentes setores sociais, de modo a orientar a elaboração do próximo Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Monção, o Diagnóstico Social 2018 encontra-se organizado em nove capítulos/temáticas: demografia, habitação, educação e formação, cultura, saúde, ação social, segurança, atividade económica, e emprego e ambiente.

O presente documento constitui-se como uma atualização do diagnóstico social de 2012, tendo-se privilegiado a recolha de dados estatísticos de diferentes fontes de informação, como INE, Censos, Pordata, Anuários da Região Norte, bem como a base de dados da autarquia e instituições locais, parceiros valiosos na transmissão de informação mais específica. 

A Rede Social foi criada por Resolução do Conselho de Ministros nº197/97, de 18 de novembro, como um programa destinado a incentivar os organismos do setor público, instituições solidárias e outras entidades que trabalham a área social, a conjugarem esforços para prevenir, atenuar ou erradicar situações de pobreza, promovendo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento social local através de um trabalho em parceria.

O Diagnóstico Social 2018 (PDF) pode ser consultado no portal do Município de Monção www.cm-moncao.pt  na área social / rede social.