Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MONÇÃO CELEBRA DIA MUNDIAL DA VOZ

Para celebrar a data, o Município de Monção, através do Projeto School4All Monção, sensibilizou as crianças para a importância e os cuidados a ter com a voz.

vozmonçao.JPG

Para assinalar o Dia Mundial da Voz, a terapeuta da fala, Vânia Brito, da equipa multidisciplinar do Projeto School4All Monção, desenvolveu uma atividade com todas as crianças da educação pré-escolar, do Agrupamento de Escolas de Monção.

Ao longo de duas semanas, Vânia Brito levou às escolas a história “Gabriel, o galo cantor”, sensibilizando as crianças para a importância e os cuidados a ter com a voz, através da implementação, de forma simples e divertida, de pequenas atividades.

Neste contexto de aprendizagem, as crianças interiorizaram o que são as pregas vocais, como realizar o padrão respiratório mais adequado e como fazer o aquecimento vocal.  Foram ainda exploradas várias músicas que, por um lado, tornaram a atividade mais dinâmica e, por outro, permitiram a participação ativa das crianças.

Prevenir é palavra-chave na atuação do terapeuta da fala em ambiente escolar. Na área da voz, deve-se dar especial atenção aos comportamentos de mau uso e abuso vocal que, regularmente, se observam nas crianças. Assim, é fundamental prevenir para evitar patologias vocais no futuro.

Uma vez mais, a colaboração das Educadoras de Infância foi essencial para o desenvolvimento das atividades, às quais se endereça um agradecimento especial.