Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MONÇÃO: BLOCO DE ESQUERDA DEFENDE RECUPERAÇÃO E REPOSICIONAMENTO DOS PROFESSORES NA CARREIRA

BE_AEM.jpg

O Bloco de Esquerda reuniu, na tarde desta quinta-feira, com a direção do Agrupamento de Escolas de Monção, para vincar a importância da escola pública para a democracia.

Neste encontro, a cabeça de lista pelo círculo de Viana do Castelo, Adriana Temporão, salientou a necessidade de reforçar as escolas com recursos materiais e humanos, em particular para apoio às crianças com incapacidades permanentes, que têm aumentado nos últimos anos, para melhorar a qualidade do ensino e a formação escolar e cívica das crianças e jovens, que inclua terapeutas da fala e ocupacionais e psicólogo.

A bloquista salientou ainda o compromisso eleitoral do Bloco em repor o tempo de serviço congelado e reposicionar na carreira todos os professores em função dos anos de serviço. "Esta situação já poderia estar resolvida se, em 2019, o PSD e o CDS não tivessem cedido à chantagem do PS", afiançou a candidata.

"Valorizar os professores é valorizar a Escola Pública de qualidade, que é a garantia de igualdade de oportunidades e ascensão social. Uma sociedade justa é aquela que respeita todos os profissionais que diariamente constroem os serviços públicos", afirmou.

Recorde-se que o Agrupamento de Escolas de Monção tem 1800 estudantes e 155 funcionários. Em breve vão avançar as obras de requalificação tão necessárias, num projeto de 4 milhões de euros. Atualmente, já disponibiliza ensino articulado da música e curso de ensino secundário de Artes Visuais, em resposta à dinâmica cultural do concelho.