Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MONÇÃO BENEFICIA ESTRADA MUNICIPAL 304 TROVISCOSO - MERUFE

Na última reunião camarária, o Executivo Municipal de Monção aprovou os trabalhos de valorização daquele troço rodoviário. Intervenção garante a requalificação do traçado numa extensão superior a oito quilómetros, facilitando o acesso aos lugares das freguesias abrangidas e assegurando um trânsito mais fluido e seguro aos automobilistas.

EM 01 (Large)

O Executivo Municipal de Monção aprovou, por unanimidade, aadjudicação da empreitada “Pavimentação da EM 304Troviscoso - Merufe” pelo valor de 178.500,01 € acrescido do imposto à taxa de 6%. Os trabalhos têm um prazo de execução de 210 dias, contados a partir da data do auto de consignação.

A intervenção decorre em três troços com uma extensão superior a 8 quilómetros. O troço I, com o comprimento de 205 metros, desenvolve-se na totalidade em Troviscoso, iniciando-se no entroncamento da E.M. 304 com a ligação à variante Monção-Melgaço, finalizando na ponte sobre a mesma variante.

O troço II, em Troviscoso e Longos Vales, inicia-se na rotunda da E.M. 304 e termina junto à sede da Junta de Freguesia de Longos Vales. Possui uma extensão de 4090 metros. O troço III decorre até à extremidade de Longos Vales com Merufe, iniciando-se junto ao cruzamento para os lugares de Outeiro e Santa Tecla e percorrendo um total de 3928 metros.

Embora se trate de uma beneficiação do trajeto existente com remodelação integral dos pavimentos, a empreitada contemplará aindaa execução de alguns órgãos de drenagem e limpeza dos atuais. A via possui um perfil transversal de largura variável que, em média, se aproxima dos 6,40 metros.

A concretização desta empreitada rodoviária garante a requalificação do traçado, muito degradado em algumas zonas, facilitando o acesso aos lugares das freguesias abrangidas e assegurando um trânsito mais fluido e seguro dos automobilistas que, todos os dias, circulam naquela estrada municipal.

Refira-se que, após a aberturada Estrada Intermunicipal Badim-Cousso(Troço Badim-Riba de Mouro) e do Loteamento do Real, encontram-se em fase de execução várias empreitadasque apresentam etapas distintas de desenvolvimento, umas mais adiantadas que outras, representando, no seu conjunto, um investimento global próximo de 1.5 milhões de euros.

Entre outras, destacam-sea ligaçãorodoviáriado Minho Parque Monção à EN 101, em Lapela, a segunda fase da beneficiação da EN 202, a requalificação da Torre de Menagem de Lapela, o melhoramento exterior do antigo balneário termal e a requalificação do edifício da antiga estação da CP.

EM 02 (Large)