Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MONÇÃO ASSOCIA-SE À CAMPANHA ONDA ROSA 2016

A Câmara Municipal de Monção associa-se à campanha “Onda Rosa 2016” com várias iniciativas de sensibilização destinadas a incentivar a população na prevenção e diagnóstico do cancro da mama. A campanha decorre durante outubro com a realização de diversas iniciativas. Neste mês, a Estátua da Danaide/Brasão Deu-la-Deu Martins “veste-se” com iluminação rosa.

Onda Rosa Monção.png

Cumprindo a sua política de prevenção e promoção da saúde, a Câmara Municipal de Monção, associa-se à campanha Onda Rosa 2016, iniciativa promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo Regional Norte, que decorre durante o mês de outubro com várias atividades destinadas a incentivar a população na prevenção e diagnóstico do cancro da mama.   

Ao longo do mês, estão pensadas várias atividades que visam chamar a atenção para esta problemática, nomeadamente iluminação rosa na Estátua da Danaide/Brasão Deu-la-Deu Martins, no Largo do Loreto, e inserção de imagem alusiva à iniciativa no portal municipal e na rede social Facebook.

A campanha prevê ainda a colocação de um laço rosa, com cerca de 1,5 metros de altura, nas fachadas dos Paços do Concelho, Serviços Técnicos e Administrativos (Casa do Loreto), Cine Teatro João Verde, Casa do Curro, Arquivo Municipal, Biblioteca Municipal e Complexo de Piscinas Municipal.

No dia 23, domingo, está prevista a realização de três caminhadas solidárias no Vale do Minho, no Vale do Gadanha e no Vale do Mouro organizadas respetivamente pela Associação Casa Azul, Junta de Freguesia de Pias e Casa do Povo de Tangil. O valor da inscrição reverte integralmente a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo Regional do Norte.

O movimento conhecido como Onda Rosa nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro da mama.