Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MONÇÃO APRESENTA PROJETO “SCHOOL4ALL” A PROFESSORES E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

O Município de Monção, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Monção, iniciou o Projeto “School4All”, programa inovador de promoção de sucesso escolar. A apresentação do projeto a professores e encarregados de educação decorreu, no final da tarde de ontem, na Escola Básica José Pinheiro Gonçalves.

01 m.JPG

Com a presença da Vereadora da Educação, Juventude e Recursos Humanos, Natália Rocha, o encontro, realizado na sala do futuro, serviu também para a apresentação da equipa de trabalho: Sofia Fernandes, psicóloga, e Daniela Fernandes, terapeuta da fala.

Feita a apresentação, os encarregados de educação apresentaram algumas dúvidas relativamente à funcionalidade do projeto. Todos foram esclarecidos. No final, ficou a ideia do papel agregador e inovador deste projeto educativo que, tendo uma duração de três anos, veio para complementar e não substituir os programas existentes.

O projeto baseia-se em três ações concretas. A primeira assenta no funcionamento de uma equipa multidisciplinar capaz de assegurar uma articulação frutuosa entre a escola, família e comunidade, apostando na prevenção, deteção e intervenção das dificuldades existentes, bem como na capacitação dos agentes envolvidos.

A segunda, baseia-se no desenvolvimento de metodologias e práticas inovadoras, num ambiente educativo rico em tecnologia, pensado para promover a igualdade de acesso a uma educação de qualidade. De realçar, a criação de quatro salas de futuro, uma em cada escola do 1º ciclo, bem como a Plataforma Monção Educa + e o Observatório Municipal da Educação.

A terceira tem “A Arte como Farol”, isto é, dinamização de atividades em contexto escolar com o objetivo de desenvolver, através da linguagem teatral, competências várias juntos dos alunos, passando não só como expressão artística, mas também como instrumento potenciador de aprendizagem.

“O Projeto School4All – Monção visa desenvolver uma ação concelhia inovadora no combate ao insucesso e abandono escolar precoce, promovendo a igualdade de acesso a um ensino de qualidade. Pretende ainda fortalecer a participação das famílias e da comunidade no desenvolvimento integral dos alunos”

Natália Rocha,

Vereadora da Educação, Juventude e Recursos Humanos

03 m (1).JPG