Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MONÇÃO ADERIU AO “DIABETES EM MOVIMENTO”

Programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, iniciou-se na passada quarta-feira, 2 de outubro, prolongando-se até junho de 2020, com três sessões semanais, no quartel dos bombeiros voluntários de Monção, monitorizadas por um técnico de educação física e duas enfermeiras.

mondiabetmov (1).jpg

O Município de Monção aderiu ao “Diabetes em Movimento”, um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2. A apresentação realizou-se, na passada quarta-feira, no salão polivalente dos Bombeiros Voluntários de Monção.

Além dos primeiros participantes no programa, marcaram presença o Dr. Carlos Cunha, enfermeiras Sandra Reis e Maria José, e os técnicos da autarquia, Eliana Costa, Magda Pinto e Xavier Rodrigues. Na apresentação, efetuada em powerpoint, foram comunicadas as regras e objetivos do programa, seguindo-se um período de esclarecimento de dúvidas.

Decorrendo ao longo de nove meses, entre outubro de 2019 e junho de 2020, no salão polivalente dos bombeiros voluntários de Monção, o programa “Diabetes em Movimento” compreende três sessões semanais (segundas, quartas e sextas), entre as 10h00 e as 11h30.

Monitorizadas por um profissional de exercício físico e duas enfermeiras, as sessões são gratuitas, sendo os participantes sinalizados pelo Centro de Saúde de Monção. Qualquer pessoa diagnosticada com diabetes tipo 2 pode participar no programa, devendo, para tal, informar-se com o seu médico de família. 

O programa “Diabetes em Movimento” envolve exercícios aeróbios, resistidos, de agilidade/equilíbrio e flexibilidade, tendo sido testado como ferramenta terapêutica para o tratamento da diabetes tipo 2. Todos os participantes são acompanhados, clinicamente, com recurso ao controlo da glicemia capilar, da pressão arterial e da intensidade do esforço.

Este programa de intervenção comunitária, enquadrado no 4º processo de expansão em território nacional, é coordenado pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

mondiabetmov (2).jpg