Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MINISTRO DA EDUCAÇÃO LANÇA EM ARCOS DE VALDEVEZ A OBRA DA RESIDÊNCIA ACADÉMICA DO IPVC

486366750_1053360753485134_5589531418957045779_n.jpg

O Ministro Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, veio a Arcos de Valdevez lançar a obra que irá transformar a antiga escola primária de Guilhadeses numa nova residência de estudantes, para alunos do Pólo de Arcos de Valdevez do IPVC, um investimento de 1,1M€, apoiado pelo PRR.

A vinda do Ensino Superior para o concelho foi um grande passo na promoção da educação e conhecimento.

Neste sentido, de forma a incrementar a presença do IPVC no Concelho e apoiar a estadia dos seus alunos em Arcos de Valdevez, a Câmara Municipal desenvolveu esforços para encontrar um espaço que servisse de Residência de Académica.

Para a autarquia este momento reforça a vontade de querer “fazer crescer o Pólo do IPVC de Arcos de Valdevez”. A Câmara Municipal está disponível para apoiar o aumento dos cursos de ensino superior e a melhoria e maiores instalações letivas e sociais, como é disso exemplo a Residência Académica. A parceria entre o IPVC e o Município de Arcos de Valdevez é uma realidade e “hoje fica mais forte, ganha amplitude, consistência. Pretendemos mais em torno do desenvolvimento da região.”, disse o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves.

De lembrar que a Câmara Municipal desenvolveu esforços para instalar um polo do IPVC em Arcos de Valdevez, instalou 2 laboratórios de Engenharia Mecânica e Manutenção, e impulsionou a criação do Citin/CTI - Centro Tecnológico Inovação, que hoje faz parte da rede nacional de Centros Tecnológicos de Inovação, os quais são um parceiro para o desenvolvimento da inovação nas empresas.

Por sua vez, o Ministro Fernando Alexandre realçou o excelente trabalho que a autarquia tem desenvolvido ao nível da Educação e Conhecimento, afirmando que “o indicador da

qualidade de um autarca é a atenção que dá à Educação, desde a creche ao ensino superior”, “sendo Arcos de Valdevez um bom exemplo nesta matéria”, disse, assim como destacou a importância da rede construída com todos os agentes a nível local, que “têm contribuído muito para o desenvolvimento e para o alargamento do acesso ao conhecimento a todos os cidadãos de Arcos de Valdevez e dos concelhos vizinhos”.

A Autarquia arcuense pretende apoiar os jovens na obtenção de competências técnicas e profissionais de nível superior de forma a conseguirem aceder a empregos mais qualificados e com maior rendimento, contribuindo também para a fixação e atração de pessoas para Arcos de Valdevez e para a região.