Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MINHOTOS: TODOS COM A “MESA DE MONÇÃO”!

Este domingo, 2 de setembro, em Lagoa, vamos a jogo com Lagoa, Calheta, Tarouca, Gouveia, Villa Oeiras e Aveiro. Contamos com o apoio de todos para fazermos da “Mesa de Monção” uma das “7 Maravilhas da Gastronomia”.

mesa-cordeiro2 (Large)

A “Mesa de Monção – Cordeiro à Moda de Monção” é uma das 49 pré-finalistas do concurso “7 Maravilhas à Mesa”. Até ao momento, foram efetuadas seis galas de apuramento. A última, onde participa a Mesa de Monção, realiza-se no dia 2 de setembro, domingo, em Lagoa.

Monção concorre com as mesas de Lagoa, Calheta, Tarouca, Gouveia, Villa Oeiras e Aveiro, sendo a única mesa em toda a região do Minho, após eliminação da Mesa de Braga na primeira gala. A finalíssima decorre no dia 16 de setembro, em Albufeira, reunindo 14 mesas, duas por cada eliminatória.

As pré-finalistas apuradas, através de chamadas telefónicas recebidas, são as mesas de Terras de Chanfana, Vila Real, Bragança, Vila de Frades, Bairrada a Mondego, Lages do Pico, Albufeira, Alijó, Mirandela, Zambujeira do Mar, Tomar e Chaves. Faltam duas que saem da gala deste domingo.

Neste período de promoção, Monção desenvolveu várias ações de divulgação do número de apoio, sensibilizando a população local para a relevância deste concurso e para a importância em apoiarem a candidatura. Caso sejamos consideradas uma das “7 Maravilhas à Mesa”, as repercussões no território concelhio serão bastante positivas.

Entre as ações de promoção, referência para a apresentação do padrinho da nossa mesa. O monçanense Evaristo Cardoso, Chef da Seleção Nacional de Futebol, entre 1986 e 1997, e proprietário do Restaurante “Solar dos Presuntos”, fundado a 30 de outubro de 1974.

E para a criação humana do número de apoio e chamada telefónica coletiva.  Perto de um milhar de pessoas formaram a palavra “Vote” e o número de apoio “760 10 70 47”, fazendo um cordão à sua volta. Após o registo aéreo da iniciativa, todos, mesmo todos, pegaram no telemóvel e fizeram a chamada. Do outro lado, a resposta: "Mesa de Monção, agradece o seu voto".

Além de populares e visitantes, marcaram presença nesta ação promocional vários elementos da Assembleia Municipal, vereadores, presidentes de junta e instituições/associações/clubes do concelho. Muitos vestidos a preceito, com as cores e as vestimentas representativas da nossa terra.

Para António Barbosa, as ações desenvolvidas traduziram-se “numa inequívoca e clara demonstração de apoio à candidatura da “Mesa de Monção”, revelando-se como “um sinal muito forte que a nossa mesa tem o apoio e envolvimento de toda a população monçanense”.

adega-palacio (Large)

aguardente (Large)

Cordeiro (Large)

Cordeiro-9931-22 (Large)

Feira_alvarinho (Large)

museu-alvarinho (Large)

património (Large)

vinho-excecao (Large)