Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MINHOTOS LEVAM A FESTA AO CONCELHO DE OEIRAS

A localidade da Ribeira da Lage, no Concelho de Oeiras, despertou hoje ao som das mais alegres rapsódias do folclore minhoto – as nossas gentes radicadas naquela região levaram consigo as concertinas, os cavaquinhos, os reque-reques e sobretudo a alegria e a sua maneira tão genuína de fazer a festa.

O Rancho Folclórico “Os Minhotos” da Ribeira da Lage, agrupamento sediado no Concelho de Oeiras no qual pontificam numerosos courenses, levou a efeito uma “Tarde de Folclore” tendo como palco o Centro Cultural da Ribeira da Lage, localidade da Freguesia de Porto Salvo. Para o efeito convidaram também o Rancho Folclórico “As Florinhas do Alto Minho”, grupo sediado em Mem Martins, no Concelho de Sintra, e ainda o Rancho Etnográfico de Borbela, Vila Real; o Rancho Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro, da Mealhada e o Rancho Folclórico e Cultural da Rinchoa, do Concelho de Sintra, representando este os usos e costumes das gentes da região saloia.

Ribeira Laje 311

Ascende a mais de uma dezena o número de agrupamentos folclóricos minhotos sediados na região de Lisboa, refletindo a dinâmica associativa e o apego às tradições das nossas gentes que, apesar da distância, não esquecem por um momento as suas origens e identidade. De resto, o Minho constitui a região do país melhor representada na capital do país, não apenas pela quantidade de grupos folclóricos como ainda de associações regionalistas. Bem poderia, pois, construir um elo de solidariedade e entreajuda de modo a tornar ainda melhor e mais visível a presença da nossa região em Lisboa!

Ribeira Laje 252

Ribeira Laje 044

Ribeira Laje 036

Ribeira Laje 010

Ribeira Laje 247

Ribeira Laje 077

Ribeira Laje 270

Ribeira Laje 022

Ribeira Laje 254

Ribeira Laje 275

Ribeira Laje 289

Ribeira Laje 321

Ribeira Laje 365

Ribeira Laje 148

Ribeira Laje 151-2

Ribeira Laje 110