Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MINHOTAS EM LISBOA TÊM MUITA CHIEIRA

Existem na região de Lisboa treze ranchos folclóricos que procuram representar o Minho, no todo ou em parte, contribuindo simultaneamente para a preservação da identidade das nossas gentes que ali vivem e a transmissão de valores e afetos às gerações que lhes sucedem, na maior parte dos casos já nascidos na grande cidade.

Entre a generalidade dos seus componentes, prende especialmente a atenção dos lisboetas e dos numerosos turistas estrangeiros que visitam a capital, as moças jovens e belas, aprumadas no seu trajar tradicional. A forma cuidada como se vestem, o ar altivo com que desfilam, a forma digna como se comportam em palco e fora dele, revela a seriedade com que colocam na sua própria representação. E, mais do que isso, transmitem a chieira que é apanágio da mulher minhota!

Sem pretender questionar a importância dos demais componentes dos ranchos folclóricos, a começar pelos próprios tocadores – sem música ninguém dança! – é justo homenagear as mulheres minhotas pelo valioso contributo que dão à divulgação do nosso folclore, emprestando a tão nobre causa a sua própria beleza. Importa, pois, não descurar da sua apresentação e, sobretudo, da autenticidade dos trajes que exibem!

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 016

Amadora - DançarViver 007

GFEDCMinho 282