Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MINHO REÚNE TODA A ARTE EM MONÇÃO

16 de julho, sábado. Festival Vincul`arte junta fotografia, pintura, música, poesia e teatro num dia repleto de arte com palcos instalados em diferentes pontos do centro histórico de Monção. O objetivo desta iniciativa incide no reforço da dinâmica e diversidade cultural do município, criando vínculos fortes da população com a arte.

Vincul`arte.jpg

Este sábado, 16 de julho, a arte vai “andar” pelo Centro Histórico de Monção. O Festival Vincul`arte, que se estreia nestas andanças, apresenta, durante a tarde e noite, exposições de fotografia e pintura, concertos musicais, declamações de poesia e peças de teatro.

Com organização da Associação Clube Azul, apoio da autarquia monçanense e colaboração de várias coletividades do concelho, as intervenções artísticas, todas gratuitas,decorrem na Praça Deu-la-Deu Martins, Largo de Camões, Largo do Loreto e Avenida General Humberto Delgado, a melhor varanda sobre o rio Minho.

De acordo com a organização, o objetivo desta iniciativa passa por reforçar a dinâmica e diversidade cultural do município tendo como base um projeto com múltiplas formas de criação, expressão, difusão e fruição cultural. Focaliza-se também na criação de laços fortes entre as pessoas e a arte.

A abertura oficial do Festival Vincul`arte acontece pelas 14h00, no Museu do Alvarinho, com a presença do Vereador das Atividades Culturais, Paulo Esteves, seguindo-se a apresentação do galardão FAJOVIC, promovido pela Federação das Associações Juvenis de Viana do Castelo.

As intervenções culturais iniciam-se após a cerimónia de abertura, prolongando-se durante sensivelmente 12 horas ininterruptas. A declamação de poesia estará a cargo de Valeriano Varela & José Alberto Pinto e Burgueses Famintos, ficando a componente teatral sob responsabilidade do grupo de teatro da Filarmónica Milagrense.

Participam os grupos Jigsaw&The Great MoonshinersBand; Filho da Mãe; GrandFather`sHouse, Cró; Surma; Vive lesCônes; Jacketx e Areia nos Calções. Os artistas convidados a expor são Patricia Oliveira, Fernando Guedes; Joana Degues; Laro Lagosta; Joana Rosa Caçador; Zure Ama e Valérie Carreira. Estará igualmente patente uma exposição da Senhora das Dores 2016.

Contacto:

André Simões

969 803 301