Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MINHO É ALEGRIA – FOLCLORE É ALEGRIA DO MINHO!

A cidade da Amadora vestiu-se hoje com as alegres cores do Minho. As gentes da localidade assomaram às varandas para ver o cortejo etnográfico que percorreu as ruas da freguesia da Mina de Água em direção ao Parque Central, onde uma numerosa assistência os aguardava para assistir à sua atuação. A presidente da Câmara Municipal da Amadora, Drª Carla Tavares, deu as boas-vindas a todos os agrupamentos presentes no festival.

RFAlegriaMinho 455.JPG

De Viana do Castelo vieram o Rancho Folclórico do Centro Desportivo e Cultural de Outeiro e o Grupo Etnográfico de São Lourenço da Montaria. De Santo Tirso, localidade que faz parte da mesma região geo-etnográfica d’Entre-o-Douro-e-Minho, veio o Grupo Etnográfico de S. Paio de Guimarei. Também a comunidade minhota radicada em Lisboa fez-se representar pelo Rancho Folclórico da Casa do Minho. E, como não podia deixar de suceder, o anfitrião deste IV Festival de Folclore fez as “honras da casa” como é costume dizer-se: o Rancho Folclórico Alegria Do Minho (Assorpim), da Amadora.

O Rancho Folclórico Alegria Do Minho (Assorpim) e foi legalmente constituído no dia 29 de agosto de 2013. Constituído no seio da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Mina (ASSORPIM), este grupo está sediado na Junta de Freguesia da Mina, no Concelho da Amadora.

Em termos etnográficos, pretendem abranger na sua representação toda a região do Minho, quer nas danças e cantares, quer nos trajes com que se apresenta. Do seu reportório constam as mais lindas modas do nosso folclore como a Ritinha, Rosinha, Chula Picada, Rusga, Cana Verde, Vira de Viana, Linda Morena e o Picadinho.

Com apenas 4 anos de existência, o Rancho Folclórico Alegria Do Minho (Assorpim) é o mais jovem agrupamento folclórico minhoto na região de Lisboa e revela já uma notável capacidade de iniciativa, como se comprova através do programa que acaba de realizar no âmbito deste IV Festival de Folclore.

RFAlegriaMinho 001.JPG

RFAlegriaMinho 003-2.jpg

RFAlegriaMinho 006.JPG

RFAlegriaMinho 016.JPG

RFAlegriaMinho 020.JPG

RFAlegriaMinho 023.JPG

RFAlegriaMinho 098.JPG

RFAlegriaMinho 101.JPG

RFAlegriaMinho 103.JPG

RFAlegriaMinho 111.JPG

RFAlegriaMinho 120.JPG

RFAlegriaMinho 164.JPG

RFAlegriaMinho 174.JPG

RFAlegriaMinho 193.JPG

RFAlegriaMinho 042.JPG

RFAlegriaMinho 043.JPG

RFAlegriaMinho 030.JPG

RFAlegriaMinho 079.JPG

RFAlegriaMinho 087.JPG

RFAlegriaMinho 036.JPG

RFAlegriaMinho 083.JPG

RFAlegriaMinho 084.JPG

RFAlegriaMinho 136.JPG

RFAlegriaMinho 049.JPG

RFAlegriaMinho 056.JPG

RFAlegriaMinho 060.JPG

RFAlegriaMinho 061.JPG

RFAlegriaMinho 092.JPG

RFAlegriaMinho 544.JPG

RFAlegriaMinho 559.JPG