Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MERCADO TRADICIONAL DE AMARES HÁ 1 ANO A DAR A PROVAR OS "SABORES DA NOSSA TERRA"

Mercado tradicional “Sabores da Nossa Terra” celebra o seu primeiro aniversário em Amares.

O concelho de Amares assinalou, no passado sábado de manhã, o primeiro aniversário do mercado tradicional de produtos locais “Sabores da Nossa Terra” no Largo Dom Gualdim País, na freguesia de Amares. Com o conceito “Do campo à praça”, a feira mensal acolhe os produtos mais saborosos e frescos da terra dos produtores locais.

01amamamr.jpg

A iniciativapretende aproximar os produtores locais e os consumidores, estimulando a promoção, valorização, comercialização dos produtos da época. As frutas, hortaliças, mel, compotas, azeite, vinho, broa, animais e os enchidos atraíram dezenas de consumidores ao primeiro aniversário do mercado tradicional de produtos locais de Amares.

Para o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, o balanço do primeiro ano de realização do mercado tradicional é muito positivo indicando que é uma excelente oportunidade para aproximar os cidadãos dos produtores locais e que o grande objetivo continua a ser expor e promover os produtoslocais.Manuel Moreira destaca ainda que a iniciativa estimula os laços entre os nossos produtores, tornando-se numa montra única que certamente continuará a crescer nos próximos anos.

A festa do primeiro aniversário contou com um mini concerto dos alunos de música da AFA e com uma aula de condição física dinamizada pelo ginásio Pro- Energy. Não faltaram produtos para degustação, desde os enchidos com broa caseira até às espetadas de fruta com laranja de Amares.

Sob o mote “Sabores da Terra”, o mercado é organizado pela Câmara municipal de Amares, Junta de Freguesia de Amares e Figueiredo e pela  Amarcitrus – Associação de produtores locais.

O mercado tradicional dos produtos locais tem lugar no primeiro sábado de cada mês, no período da manhã.A ideia é criar o hábito de vir ao mercado no primeiro sábado de cada mês epermite aos consumidores adquirirem produtos frescos da época de excelente qualidade.