Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

2º BTT XCO VILA DE MELGAÇO REALIZA-SE NO PRÓXIMO DOMINGO

Domingo, 3 de abril, no Centro de Estágios de Melgaço

Prova pontuável para o para o Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros e para o Campeonato Inter-Regional Minho e Porto de Cross Country Olímpico

O Centro de Estágios de Melgaço vai receber no próximo domingo, 3 de abril, o 2º BTT XCO Vila de Melgaço, pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros e para o Campeonato Inter-Regional Minho e Porto de Cross Country Olímpico. A iniciativa decorrerá entre as 12 e as 17h30 e a entrada do público é livre.

IIº XCO Vila de Melgaço

A iniciativa, promovida em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço), com o apoio do Município de Melgaço, será aberta à participação (além das categorias de competição) de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.

O programa do 2º BTT XCO Vila de Melgaço começará com um período para treinos entre as 10 e as 12h00, realizando-se a partir dessa hora as atividades para pupilos, benjamins e iniciados. Pelas 14 horas começará a prova para infantis, juvenis, cadetes, femininos (sub 23/elites e master), paraciclismo e promoção e às 15h30 a corrida de juniores, elites/sub 23 e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 17h30. A participação na prova é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção (o custo de inscrição inclui seguro de acidentes pessoais). O secretariado para confirmação de inscrições abrirá às 9 horas e as inscrições devem ser efetuadas através do email geral@acm.pt.

O 2º BTT XCO Vila de Melgaço conta ainda com o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, MAPFRE | Seguros, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Arrecadações da Quintã, POPP Design, Salvaggio, Controlsafe, Bike Magazine (revista oficial), Quintas de Melgaço - Paixão e Tradição, Quinta do Regueiro - Alvarinho, MonçãoBike, Polisport, João Pires - Internacional Transportes, EuroPierre, Iluza, Inês Megra - Alojamento Local, CFAM, Melpellets e Centro Óptico Ibérico.

Mais de duzentos atletas em 2015

No ano passado, na estreia de Melgaço no Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros, mais de duzentos atletas marcaram presença no Complexo Desportivo e de Lazer/Centro de Estágios de Melgaço para disputar o 1º BTT XCO Vila de Melgaço. José Dias e a Campeã Nacional Joana Monteiro triunfaram em elites enquanto os vencedores nos restantes escalões foram o espanhol Brais Sendín Ramos (juniores), Aurélio Reis (masters 30), Lígia Maia (masters femininas), Abel Machado (masters 40), João Araújo (masters 50), Nuno Costa e Marta Branco (cadetes), Pedro Silva  e Ana Santos (juvenis), Paulo Fernandes e Beatriz Pereira (infantis), Rafael Sousa e Mariana Magalhães (iniciados), Gonçalo Rodrigues e Rita Fontainhas (pupilos-benjamins) e Adriano Quinta (promoção). Coletivamente triunfaram ASC / Focus Team - Vila do Conde (competição) e Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact (escolas).

O Melgaço Sports Center, centro de treinos oficializado pela UEFA, é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível. O complexo constitui-se como um pólo dinamizador do desenvolvimento do desporto, lazer e turismo na região e posiciona-se como um dos mais modernos, melhor equipados e mais completos complexos desportivos.

 

Divide-se em duas grandes áreas: a área de lazer, com diversos equipamentos que permitem a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais; e a área destinada ao desporto de alta competição, servida por infraestruturas capazes de acolher diversas modalidades, tanto para competição como para treino. É nesta última área que se situa o Centro de Estágios, dotado de um conjunto de equipamentos próprios, disponibilizados em exclusivo aos clubes em estágio. É composto por estádio de futebol, pista de atletismo, campo de treinos, balneários, clube saúde, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagem, entre outros.

Estes equipamentos encontram-se vedados ao exterior, mas interligados entre si, visando oferecer as condições necessárias a um melhor estágio, em segurança, tranquilidade e com privacidade.