Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MELGAÇO REALIZA JORNADAS SOBRE PATRIMÓNIO CULTURAL

REDITUS – I Jornadas sobre Património Cultural de Melgaço realiza-se no dia 6 de novembro

Melgaço acolhe na próxima segunda-feira, 6 de novembro, REDITUS - I Jornadas sobre Património Cultural de Melgaço, um evento que promove o Património Cultural do concelho. A iniciativa centra-se na temática Paleolítico e é de vertente pedagógica, com sessões orientadas por Professores Universitários, de Portugal e da Galiza, de áreas como Arqueologia, História e Sociologia. O propósito é dar a conhecer a todos a riqueza patrimonial de Melgaço, bem como a sua história, para que a mesma possa ser divulgada junto da comunidade e de quem visita o concelho.

Cartaz_Reditos_P

‘Reditus’ surge na sequência dos resultados obtidos pelas escavações arqueológicas que decorrem, desde o verão de 2016, na freguesia de Remoães. Até então, os trabalhos geraram descobertas importantíssimas para os estudos da presença do Homem na região do Vale do Minho. De acordo com o Coordenador do projeto, João Ribeiro, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ‘os promissores trabalhos de Melgaço permitiram reconhecer a diversidade de estratégias de ocupação da região pelo homem paleolítico tanto no tempo como no espaço, tendo mesmo permitido reconhecer a presença do homem de Neandertal na região’. As escavações acontecem no âmbito do projeto transfronteiriço ‘Os primeiros habitantes do baixo Minho’, previsto decorrer nos vários municípios portugueses e espanhóis do troço internacional do rio Minho.

O evento é dirigido à população em geral, empresas de animação, comunidades escolares e funcionários afetos a serviços de atendimento (como Museus, Loja de Turismo, Porta de Lamas de Mouro, Casa da Cultura e Biblioteca de Castro).

APOSTA NA DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL

Estas jornadas enquadram-se num projeto de quatro encontros culturais que assentam numa retrospetiva histórica sobre o Património Cultural de Melgaço, percorrendo, cronologicamente, as seguintes temáticas: o Paleolítico, o Neolítico, a Época Medieval e as Épocas Moderna e Contemporânea. ‘O intento é promover o conhecimento do vasto Património Cultural existente no concelho, criando uma sequência de ações que permitam a melhor interpretação destes valores e da sua contextualização histórica.’, salienta a organização, explicando que, para edições futuras, o objetivo é conciliar/enquadrar atividades lúdicas, vocacionadas para visitantes, como representações, peças de teatro e animação musical.

PROGRAMA

14h30 – Visita ao local das intervenções arqueológicas | Estação arqueológica de Remoães

15h45 – Sessão de Abertura

Manoel Batista Calçada Pombal – Presidente da Câmara Municipal de Melgaço | Casa da Cultura

16h00 – Vestígios arqueológicos dos mais antigos habitantes de Melgaço (1.ª sessão)

Casa da Cultura

18h00 – Vestígios arqueológicos dos mais antigos habitantes de Melgaço (2.ª sessão)

Sede da Junta de Freguesia de Remoães

19h00 – Alvarinho de Honra

Junta de Freguesia de Remoães

ORADORES

João Pedro Cunha-Ribeiro: Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa; Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa; (UNIARQ); Lab2pt.

Alberto Gomes: Faculdade de Letras - Universidade do Porto; Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Territorio (CEGOT).

José Meireles: Universidade do Minho; Lab2pt.

Eduardo Méndez-Quintas: Escuela Interuniversitaria de Posgrado en Evolucion Humana, Universidad de Burgos; Centro Nacional de Investigacion sobre la Evolucion Humana (CENIEH).

Sérgio Monteiro-Rodrigues: Faculdade de Letras - Universidade do Porto; Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memoria” (CITCEM).

Alfredo Pérez-González: Centro Nacional de Investigacion sobre la Evolucion Humana (CENIEH), Burgos

Manuel Santonja: Centro Nacional de Investigacion sobre la Evolucion Humana (CENIEH), Burgos