Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MELGAÇO: FESTA C(R)ASTEJA ARRANCA AMANHÃ

unnamed (43).jpg

De 13 a 15 de agosto, o evento celebrará as raízes locais de uma das aldeias mais emblemáticas do Parque Nacional da Peneda Gerês.

De 13 a 15 de agosto, a Festa C(r)asteja, em Castro Laboreiro, celebrará as raízes locais. O evento, que integra o programa do MELGAÇO EM FESTA, arranca amanhã, 13 de agosto, pelas 18h00, com um porto de honra e Roscón, no centro da vila de Castro Laboreiro, seguindo-se um baile tradicional no Centro Cívico.

unnamed (3) (8).jpg

Castro Laboreiro pertence ao concelho de Melgaço e é uma das aldeias mais emblemáticas do Parque Nacional da Peneda Gerês, resultado do isolamento que sofreu no passado, o qual permitiu que chegassem intactos nos nossos dias, aspetos do património histórico e cultural da aldeia, como a arquitetura, a paisagem e o modo de vida das suas gentes, ainda hoje marcado por um forte espírito comunitário. Toda esta cultura vai ser vivida durante o evento, que promete comemorar a tradição a par com muita animação.

unnamed (5) (1).jpg

Na quarta-feira, 14 de agosto, o dia iniciar-se-á com uma caminhada pelas Inverneiras, pelas 09h00. A participação é livre, mas as inscrições são obrigatórias, até às 22h00 de hoje, dia 12 de agosto. Informações: 251 465 010 | portadelamas@cm -

melgaco.pt.

À tarde, pelas 14h00, os visitantes poderão assistir ao processo de confeção do pão centeio, no forno comunitário da Vila, e à meda de centeio, pelas 18h00. À noite, pelas 22h00, decorrerá a Jornada cultural 2024, no Centro Cívico de Castro Laboreiro, sob as temáticas “Ofícios e tradições em barro: troféu Cão Castro Laboreiro”, com Adolfo Fernandáz Dafonte, e “Contos e Memórias” com Leonor Gonçalves, Sara Domingues, Maria Domingues Benta, José Domingues, Manuel Afonso e Armandino Domingues. E ainda a inauguração da exposição de Norberto Esteves, “Essência Selvagem: retratos da Fauna Crasteja”.

unnamed (1) (18).jpg

O último dia, 15 de agosto, começa com um Alvarinho de honra, pelas 10h00. À tarde, pelas 14h30, decorrerá o concurso do cão Castro Laboreiro, que acontece há já 110 anos (a primeira edição foi em 1914), a malhada de centeio, pelas 15h00, e muita música tradicional com o Grupo de Danças e Tradições de Castro Laboreiro e o Grupo Folclórico Amizades do Alto Minho de Messy. A Festa culminará com um baile popular, com o grupo Amigos das Borgas, com início pelas 22h00.

Até então, o concelho de Melgaço já foi palco de grandes eventos que celebraram a cultura e de espetáculos musicais, designadamente: o Dia do Brandeiro, evento que celebrou a transumância no primeiro fim de semana de agosto, dias 3 e 4; um espetáculo musical protagonizado pela Orquestra Clássica de Vigo, na Alameda Inês Negra, no dia 3; a Festa do Emigrante que celebrou o regresso dos conterrâneos, no dia 6 de agosto; um espetáculo musical com Augusto Canário e animação com Dj, também no dia 6; o Mercado Medieval, que decorreu este fim de semana; no dia 9 o Festival Internacional de Folclore “O Mundo a Dançar” e o espetáculo “We are 90s show by Revenge”; o Cortejo Histórico, um espetáculo musical dos UHF e animação de DJ no dia 10 de agosto; um espetáculo com Zé Amaro, noite de fado com Jorge Fernando e um espetáculo piromusical, a 11 de agosto.

unnamed (2) (11).jpg

unnamed (6) (1).jpg

unnamed (4) (1).jpg