Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MARES CIRCULARES E AGRUPAMENTO DE MONSERRATE RETIRAM 360 KGS DE LIXO DAS PRAIAS DE VIANA

Participaram mais de 1400 alunos e professores numa das maiores limpezas de praias da Europa

O programa “Mares Circulares”, a ONG Chelonia e o Agrupamento de Escolas de Monserrate juntaram-se hoje para uma grande acção de sensibilização ambiental e de limpeza nas praias do concelho de Viana do Castelo. Mais de 1400 alunos e professores voluntariaram-se e retiraram 360 quilogramas de resíduos do areal das praias de Afife, Carreço, Porto da Vinha, Norte, Coral e a norte de Viana do Castelo até Porto da Vinha. A iniciativa realizou-se no âmbito do XIV Encontrão que, este ano, teve um carácter ambiental e apostou no compromisso e sensibilização de alunos e professores.

viana_mares circulares.jpg

“Vamos recolher e limpar o lixo das nossas praias. Não temos Planeta B” foi o grito de alerta dos jovens presentes no Encontrão.

Uma parte destes voluntários, cerca de 700 estudantes com mais de 12 anos, do Agrupamento das Escolas de Moserrate, receberam formação específica sobre o que é o lixo marinho e como chega às praias; a importância da reciclagem e da separação correta de resíduos; a necessidade do consumo responsável e do investimento na economia circular. A formação foi da responsabilidade da associação ambiental Chelonia, ONG parceira do Projecto Mares Circulares.

Além da limpeza nas praias de Viana do Castelo, o projecto Mares Circulares promoveu já este ano acções de voluntariado na praia de Galapos, em Setúbal e na Praia da Ponta da Galera, em São Miguel, nos Açores.

Sobre Mares Circulares

Mares Circulares é uma iniciativa inserida no programa de Responsabilidade Social e Corporativa “Avançamos”, estratégia de sustentabilidade que a Coca-Cola European Partners tem em curso até 2025 com claros objetivos e metas de desenvolvimento sustentável, para os seus produtos, embalagens, cadeia de valor e ambiente.

A iniciativa começou no ano passado com a limpeza de seis praias portuguesas, actividades de sensibilização na reserva marinha da Caloura e do Porto da Horta nos Açores, contando com mais de 600 voluntários e mais de 2000 pessoas formadas e sensibilizadas na problemática de lixo marinho. Contou com a parceria de ONG’s como a Chelonia e a Ecomar, e a colaboração de instituições, associações locais, autarquias, clubes de vela, e outras ONGs e fundações.

É um projecto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade que permita criar soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis na perspectiva de circularidade.