Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MAIS DE 4 MIL ATLETAS CORREM NA MEIA MARATONA DE BRAGA

Primeira edição da prova com inscrições esgotadas

As ruas da Cidade foram hoje, dia 28 de Fevereiro, palco da primeira edição da Meia Maratona de Braga, um evento que contou com a participação de mais de 4 mil atletas e que pretende transformar-se num marco no panorama desportivo nacional.

A prova teve um percurso de 21 quilómetros e 97 metros, integrando também uma caminhada/corrida de seis quilómetros para quem não estava preparado para cumprir a distância da Meia Maratona.

O vencedor masculino foi o Espanhol Hassan Lekhili (Ourenrunning), com o tempo de 01:08:18, seguido por Rui Muga (CD Mogadouro) e Artur Rodrigues (GDC Guilhovai). Na vertente feminina a primeira classificada foi Filomena Costa (ACD Jardim da Serra), com 01:17:55, tendo o pódio sido completado por Cláudia Pereira (SC Salgueiros e Joana Costa (SL Benfica).

De acordo com Sameiro Araújo, vereadora do Desporto do Município, a Cidade ´reclamava´ pela realização desta prova e a participação excedeu as expectativas.

“Atendendo a que é a primeira edição, é de sublinhar a adesão das pessoas, o que prova que a população de Braga cada vez tem mais gosto em correr e caminhar, o que nos deixa evidentemente satisfeitos. Acredito que daqui por três ou quatro anos podemos ter 10 mil pessoas a participar na Meia Maratona de Braga e ombrear com as melhores provas nacionais nesta distância”, disse, garantindo que o facto de o número de inscrições ter esgotado antes do prazo final é um sinal claro da muita procura que existe para o evento. No próximo ano, a Meia Maratona de Braga realiza-se no dia 26 de Fevereiro.

A Vereadora do Desporto enalteceu também o facto de a prova ter atraído muitos atletas de Espanha, mais concretamente da região da Galiza. “Temos o objectivo de associar ao incentivo à prática desportiva a componente turística. Braga tem um património riquíssimo que merece ser divulgado e conhecido, pelo que esta união entre desporto e turismo vem beneficiar este tipo de eventos”, realçou.

Braga tem um grande historial na modalidade e a realização da Meia Maratona veio reconhecer o enorme contributo os atletas Bracarenses prestaram ao atletismo Português”, referiu, garantindo que se trata de “uma prova de excelência e que vem responder aos anseios de muitos Bracarenses que sistematicamente reclamavam a realização desta prova”.

Atletas e dirigentes Bracarenses homenageados

O evento serviu ainda para homenagear atletas e dois dirigentes Bracarenses que marcaram o atletismo nacional nas décadas de 80 e 90 e que levaram o nome de Braga ao mais alto nível. Os homenageados foram Albertina Machado, Conceição Ferreira, Fátima Novais, Fernanda Marques, Helena Lobo, Manuela Machado, Rosa Oliveira, Tinoco Marques e José Guimarães.

Segundo Sameiro Araújo, o sucesso alcançado por este grupo de atletas e dirigentes representou um alicerce para o trabalho imprescindível de criação das condições necessárias para que o atletismo e as performances dos atletas se expressassem nos momentos certos, fruto do trabalho de directores altamente competentes e profissionais em todos os momentos.

“É com imensa honra e sentido de gratidão que o Município de Braga, com uma simples homenagem, reconhece os anos de dedicação à modalidade e à Cidade de Braga de todos estes atletas e dirigentes”, afirmou.