Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

LIVRO "A DOÇARIA PORTUGUESA" DESTACA OS DOCES DE ARCOS DE VALDEVEZ

Livro "A Doçaria Portuguesa · Norte" apoiado pela Câmara Municipal

A Câmara Municipal apoiou a edição do primeiro volume da coleção “A Doçaria Portuguesa”. Este trata-se do 1.º volume do maior inventário de doces portugueses contemporâneos, com textos explicativos, fotografias, e contactos dos produtores.

Rebuçados dos Arcos.jpg

O presente volume, Norte, retrata as atuais especialidades doceiras de cada concelho nortenho, num total de mais de 150 doces, com um rigoroso estudo bibliográfico que acompanha a informação recolhida in loco, tendo Arcos de Valdevez marcado presença neste volume a Doçaria Central, com os “Charutos de Ovos” e os “Rebuçados dos Arcos”, e a doceira Rosa Maria, com o “Bolo de Discos”.

De referir ainda que a coleção A Doçaria Portuguesa, composta por cinco volumes, visa facultar ao público o mais abrangente inventário da doçaria portuguesa contemporânea.

A investigação é desenvolvida por Cristina Castro, responsável pelo projeto No Ponto (noponto.pt), em parceria com uma equipa multidisciplinar e com a orientação do gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes e da historiadora Isabel Fernandes.

Com este apoio a Autarquia de Arcos de Valdevez pretende promover a doçaria tradicional arcuense e dar mais um contributo para o desenvolvimento do Turismo e do comércio locais.

Bolo de Discos 2 - Cópia.jpg

charutos_002 - Cópia.jpg

_ConviteHNoPonto.jpg