Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

LIMIANOS REALIZARAM PELA PRIMEIRA VEZ HÁ VINTE E NOVE ANOS UMA DEMONSTRAÇÃO DA CORRIDA DA VACAS DAS CORDAS EM LISBOA – NO ANO SEGUINTE, OS "ANIMALISTAS" CONJUGADOS COM O GOVERNO CIVIL IMPEDIRAM A SUA REALIZAÇÃO!

15598823_DF9sI (1).jpeg

… desde então, a afluência anual do público à corrida da Vaca das Cordas em Ponte de Lima não mais parou de crescer!

A Casa do Concelho de Ponte de Lima viu em 1996 impedida a realização em Lisboa de uma demonstração da corrida da Vaca das Cordas, procurando por esse meio divulgar a tradição de Ponte de Lima. A iniciativa deveria ocorrer no dia 2 de junho daquele ano, junto à igreja do Santo Condestável, em Campo de Ourique, e contava nomeadamente com o apoio da respetiva Junta de Freguesia.

Apesar de se tratar de uma manifestação cultural que não integra qualquer ato de crueldade em relação aos animais e terem sido acautelas todas as necessárias medidas de segurança, uma alegada e praticamente desconhecida associação de defesa dos animais à qual, os jornalistas, por dificuldades de melhor identificação, a designaram de “protectora dos animais” logrou convencer o governo civil dos seus intentos ao ponto daquela entidade mobilizar para o local o corpo de intervenção. Não satisfeitos, procuraram de seguida inviabilizar a corrida da vaca das cordas em Ponte de Lima, o que resultou em vão.

Tais associações estão claramente contra as mais genuínas tradições do Minho!

15598824_3M7aN.jpeg

15598926_TDoH3.jpeg