Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

LÍDERES DA EURO-REGIÃO VÃO APRESENTAR PLANO ESTRATÉGICO PARA RECUPERAÇÃO PÓS-COVID-19 AOS GOVERNOS DE PORTUGAL E ESPANHA

Líderes da euro-região apresentam amanhã,  no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga, plano estratégico para recuperação pós-Covid-19 aos governos de Portugal e Espanha

O Município de Braga apresenta um documento, que será enviado aos Governos de Portugal e Espanha, com as conclusões estratégicas dos líderes da euro-região para a recuperação pós-Covid 19. A iniciativa irá decorrer amanhã, Quinta-feira, 17 de Dezembro, às 10h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga.

Na ocasião estarão presentes o presidente do Eixo Atlântico e da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Mao.

Este plano estratégico resulta da Conferência de Líderes, que decorreu Setembro em Pontevedra, na Galiza, e juntou um grupo de especialistas e autarcas de 31 municípios da associação transfronteiriça do Eixo Atlântico para debaterem a recuperação económica e social em toda a Euro-região no pós-pandemia Covid-19.  Tendo em conta os interesses da Euro-região do Norte de Portugal e da Galiza, o documento apresenta políticas a desenvolver, no quadro do processo de reconstrução, para superar a crise causada pela pandemia, bem como para fortalecer a resiliência das cidades e prevenir os efeitos de futuras crises que possam ocorrer. 

O Eixo Atlântico irá apresentar o documento aos governos de Portugal e Espanha, bem como à Xunta de Galicia, para serem incluídos nas políticas de recuperação, tanto a nível de gestão política como a nível de financiamento. Ao mesmo tempo, servirá de guia para matérias da competência dos municípios para serem delineadas soluções conjuntas e complementares, evitando a dispersão, a duplicação e promovendo a cooperação.