Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

LEITE CREME DE PONTE DE LIMA FECHA BACALHAU NA CASA DO CONCELHO DE TOMAR – CRÓNICA DE TITO DE MORAIS

image001 (47).jpg

O Leite Creme ou Creme Queimado, foi escolhido pela equipa de cozinha que vai confecionar o Bacalhau á Moda de António Feijó e Eça de Queirós, para remate desse convívio de Sábado próximo, 26 do corrente mês , na Casa do Concelho de Tomar em Lisboa.

A sobremesa regional portuguesa é omnipresente em refeições de restaurantes de Ponte de Lima, nomeadamente na Clara Penha (hoje Casa dos Sabores, empreendimento municipal), o Solar do Taberneiro, o Diamante Azul, o S. Nicolau, o Encanada, o Gaio, o Manuel Padeiro, o Sabores do Lima (foto cedida), a Taverna Cadeia Velha, a Tulha, a extinta Maria Preta (S. João) e nos arredores a Fátima Amorim, o Sonho do Capitão, a Casa de S. Sebastião, a Carvalheira, a Cozinha Velha, entre outros.

Assim, após o teste do chefinho da Cadeia velha, Leonardo Matos, tudo está selecionado: leite, ovos caseiros, limão, farinha, pau de canela, etc.. e segredo!

O Leite Creme foi também sobremesa apreciada em 22 de Fevereiro de 1992 pelo escritor brasileiro Jorge Amado (1912-2001), em visita a Ponte de Lima, acompanhado do saudoso amigo Nuno Lima de Carvalho, Secretário Geral do Casino Estoril e fundador Grão – Mestre da Confraria Gastronómica do Minho. O autor de dezenas de títulos, alguns deles adaptados a telenovelas, fechou o Arroz de Sarrabulho em Ponte de Lima com essa delícia doceira, diz a tradição adaptada da – crema catalana – da Catalunha, Espanha.

Mas, caso desejem os amigos leitores degustar esta especialidade de Ponte de Lima com o bacalhau, ainda existem poucas, mas algumas inscrições possíveis.

Cartaz Tomar (1).jpg