Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

LANÇAMENTO DO PROGRAMA “DINAMIZAR FORTALEZAS”, EM MONÇÃO

Num cenário perfeito, onde as muralhas, o casco urbano e o rio Minho trocavam “olhares” de grande cumplicidade, realizou-se a apresentação pública do programa nacional “Dinamizar Fortalezas”, cujo objetivo consiste na valorização das 62 fortificações de fronteira desenhadas por Duarte D´Armas, no livro das fortalezas, datado do século XVI.

DSC_0675 m.JPG

A cerimónia de lançamento deste novo programa nacional teve lugar, ontem à tarde, no Baluarte dos Néris, sendo presidida pelo Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, contando ainda com a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Numa cobertura ao estilo medieval, o que conferiu mais autenticidade à sessão, o presidente monçanense, António Barbosa, congratulou-se pela escolha de Monção para receber a cerimónia, sublinhando a forma cordata e recetiva como o município tem sido tratado pelo atual governo.

DSC_0662 m (1).JPG

Abertura, proximidade e disponibilidade foram as palavras utilizadas por António Barbosa para descrever o relacionamento com os vários ministérios do governo presidido por António Costa. Disse: “Temos uma porta aberta para a resolução dos problemas da nossa terra. Louvo aqui publicamente a recetividade do governo”.

Focando-se no programa “Dinamizar Fronteiras”, o autarca referiu tratar-se de um projeto que contribuirá para “o reforço da atratividade das regiões de fronteira como destinos turísticos”, transformando “espaços únicos de história e cultura em locais de conhecimento e visitação”.

Afirmando que o programa tem um conjunto de particularidades que “entroncam” na estratégia de desenvolvimento do município, Antonio Barbosa felicitou o governo por este “exercício de descentralização” que “reforça a oferta turística nas regiões periféricas” e “combate as assimetrias regionais”.

DSC_0641 m.JPG

E como o investimento é fundamental no progresso de qualquer terra, António Barbosa, aproveitando a presença do titular da pasta da economia, lembrou as dificuldades de Monção neste sector que, referiu, não se deve à falta de interesse das empresas mas, lamentou, à ausência de solo disponível.

“Desejamos que o Minho Parque Monção, em processo judicial, tenha uma resolução breve. Contudo, não ficamos de braços caídos e avançamos com uma nova zona industrial, numa extensão de 6 hectares, na freguesia de Messegães” referiu António Barbosa, acrescentando:

“O processo está a andar, devendo ser objeto de candidatura até setembro. Pedimos-lhe, Sr. Ministro, que nos ajude a responder, afirmativamente, aos empresários que se querem instalar em Monção e aos jovens que querem permanecer na sua terra”.

DSC_0648 m.JPG

“O turismo tem de diversificar-se para ganhar dimensão e atrair mais visitantes”

Após a passagem de um vídeo curto sobre o novo programa do governo, a Secretaria de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, explicou, em pormenor, os objetivos de um programa que visa divulgar o legado patrimonial em toda a linha da fronteira luso-espanhola e criar um conjunto de atrativos para valorizar as zonas periféricas.

Durante muitos anos o turismo nacional estava confinado ao sol, à praia, a Lisboa, ao Algarve e à Madeira. Essa estratégia, disse Ana Mendes Godinho, está a mudar com apostas claras em outros produtos e regiões. Dessa forma, acrescentou, dispersamos recursos e ganhamos dimensão para atrair mais turistas.

O lançamento do programa “Dinamizar Fortalezas”, na terra de Deu-la-Deu Martins, heroína local que salvou o burgo das investidas castelhanas, insere-se nessa estratégia global, potenciando a oferta turística nas regiões de fronteira e “piscando” o olho aos nossos vizinhos espanhóis para a promoção conjunta da península Ibérica.

“Nos dias de hoje, Portugal e Espanha são o maior destino turístico do mundo ao ultrapassar 100 milhões de visitantes. No passado, a linha de fronteira, dividiu os dois países. Neste momento, serve como elo de ligação. Juntos temos um potencial enorme que devemos aproveitar” sublinhou. 

DSC_0654 m.JPG

“O exemplo do Alto Minho é notável”

Com a apresentação do programa a cargo da Secretaria de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, focou-se nos números do turismo. Bons. Muito bons. Só na região norte, em três anos, passou-se de 2 milhões de hóspedes para 4,2 milhões.

E neste extraordinário desempenho da região norte, surge a região do Minho com 25 por cento do total de turistas que pernoitam no território. Dados reveladores do aumento de turistas que merecem de Pedro Siza Vieira um forte elogio à capacidade da região para captar turistas.

“Como membro do governo tenho de prestar o meu agradecimento às gentes do Alto Minho pelo contributo que tem dado para o crescimento e para a vitalidade da nossa economia” afirmou Pedro Siza Vieira, enaltecendo “o exemplo notável da região para a diversificação da atividade económica”.

DSC_0658 m.JPG

DSC_0688 m.JPG

DSC_0703 m.JPG

DSC_0709 m.JPG