Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

LAMPREIA SOBRE RODAS VOLTOU A REVELAR-SE UMA RECEITA DE SUCESSO EM MONÇÃO

Os pingos de chuva ao início da tarde não foram suficientes para demover o público que encheu a Praça Deu-la-Deu de amantes do desporto automóvel e os restaurantes de apaixonados pela Lampreia do Rio Minho. A 40ª edição do Rali à Lampreia, com balanço positivo, prestou homenagem a António Paiva, responsável da organização da prova durante quatro décadas falecido recentemente. A vitória ficou em casa com o primeiro lugar a ser conquistado por Alex Pereira que ganhou as duas provas complementares. A única mulher em competição, Sofia Mouta, classificou-se na 28ª posição.

DSC_0004 (Large).JPG

Apesar do tempo indiciar alguma chuva para a tarde de domingo, confirmando-se com meia dúzia de chuviscos sem expressão, a 40ª edição do Rali à Lampreia trouxe à simpática vila de Monção (palavras do speaker que nós subscrevemos por inteiro), milhares de pessoas de ambas as margens para assistirem às duas provas (11h00 e 16h00) de uma das perícias automóveis em circuito urbano (não competitiva) mais antigas do noroeste peninsular.

Na presente edição, marcada por uma homenagem muito sentida a António Paiva, responsável da organização da prova durante quatro décadas falecido recentemente, inscreveram-se 47 concorrentes de diferentes localidades de Portugal e da Galiza, tendo terminado a prova 37. Mais uma vez, a organização esteve a cargo do Sport Clube do Porto.

DSC_0033 (Large) (1).JPG

A adrenalina própria deste género de provas, complementada pelo barulho, aceleração e cheiro a pneu queimado, teve pontuação positiva. O público vibrou com a habilidade dos concorrentes e, entre uma prova e outra, os restaurantes aderentes à iniciativa encheram-se de comensais para degustarem uma lampreia do rio Minho, bem batida e deliciosa, e os vinhos da região, bons em qualquer parte do mundo.

A lampreia sobre rodas, juntando gastronomia e perícia automóvel, voltou a revelar-se uma receita de sucesso. Na restauração, todos passaram com distinção. A autarquia local agradeceu o esforço e o profissionalismo de todos. Na perícia, a luta pelo primeiro lugar fez-se nos detalhes. De resto, convívio e camaradagem marcaram toda a jornada.    

O vencedor absoluto da prova foi o monçanense Alex Pereira, em Daihatsu Flow, com o tempo global de 1.16,977 minutos. Em segundo lugar, António Borges, em Caterham Lotus 7, com 1,17,743 minutos. Em terceiro lugar, outro monçanense: Luis Miguel Guedes, em Sado 550, com 1.20,905 minutos. A única senhora em prova, Sofia Mouta, em Skoda Fabia, obteve a 28ª posição geral com o tempo de 2.06,570 minutos.

DSC_0041 (Large) (1).JPG

Homenagem a António Paiva

Na entrega dos prémios, o autarca monçanense, Augusto de Oliveira Domingues felicitou a organização e os concorrentes, agradeceu o apoio das empresas patrocinadoras e dos empresários de restauração, e realçou a importância desta prova como motor da economia local ligada aos setores do alojamento e restauração.

“Gostei de ver a nossa casa cheia de visitantes e o convívio dos participantes e familiares no almoço. Sem dúvida, uma jornada de promoção da nossa gastronomia e do nosso concelho. Com o tempo adverso, o meu coração fica pequenino com algo que possa acontecer. Correu tudo muito bem. Parabéns a todos e fica o convite para regressarem no próximo ano” salientou.

Tal como já fizera no almoço convívio, onde apresentou pessoalmente os pêsames à viúva e aos dois filhos, Augusto de Oliveira Domingues voltou a abordar o papel fundamental de António Paiva no crescimento e consolidação do Rali à Lampreia.

Disse: “convive com o Sr. Paiva durante quase vinte anos e percebi logo a paixão que tinha por esta prova e pelos monçanenses. O desporto automóvel em geral e esta prova de perícia em particular ficam-lhe a dever muito. Aprovamos um voto de pesar em reunião de câmara e dedicamos-lhe esta edição. A forma como correu e a garantia de futuro é o nosso tributo à sua memória”.

“Monção 2017: Promoção à Lampreia”

A 40ª edição do Rali à Lampreia enquadrou-se na programação “Monção 2017: Promoção à Lampreia”, iniciativa que engloba a promoção deste prato em dois fins-de-semana, 25 e 26 de fevereiro e 4 e 5 de março, com a participação de 27 restaurantes do concelho e diversas atividades complementares.

No sábado seguinte, 4 de março, pelas 10h00, realiza-se o “Trilho das Pesqueiras”, percurso com uma extensão ligeiramente superior a 6 quilómetros com um grau de dificuldade moderado/fácil. No período da tarde, com início às 15h00, decorre um peddy paper familiar. Um convite ao conhecimento das “coisas” do concelho de Monção e à passagem de momentos agradáveis com familiares e amigos

A partir das 18h00, realiza-se o 2º Rali Gastronómico da Lampreia. Sete bares convidam a uma noite diferente com apresentação de acepipes de lampreia. Cada participante neste “rali” terá um passaporte que deverá selar, comprovando a sua passagem (com degustação e consumo de bebida) por cada um dos bares aderentes. Os três primeiros a completar o circuito recebem prémios.

O primeiro prémio é um jantar de lampreia para duas pessoas no Restaurante Sabores, o segundo uma oferta termal para duas pessoas nas Termas de Monção e, o terceiro, uma caixa de Vinho Alvarinho MQ Vinhos – Vale dos Ares. Participam Cafetaria Lux, Chaplin Burger, Lés-a-Lés, Margem Bar, Pedrinha Bar, Porta 11, e Zoom Café. A noite termina com atuação do Grupo Melmusic, na Praça Deu-la-Deu.

No domingo, dia 5, realiza-se o 1º Encontro de Clássicos da Lampreia. O secretariado abre às 8h00 e, duas horas depois, inicia-se uma rota pelo concelho. À tarde, pelas 15h00, realiza-se a prova de regularidade. Informações/Inscrições: tmaventura@gmail.com

DSC_0065 (Large).JPG

DSC_0117 (Large).JPG

DSC_0148 (Large).JPG

DSC_0214 (Large) (1).JPG

DSC_0370 (Large).JPG

DSC_0375 Vencedor.JPG

DSC_0379 (Large).JPG

DSC_0458 (Large).JPG