Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

JOVENS DE ESPOSENDE REPRESENTAM PORTUGAL NO COOLEST PROJECTS QUE SE REALIZA NA IRLANDA

Cinco jovens de Esposende estiveram em Dublin para apresentar os seus trabalhos num dos maiores eventos do mundo

Realizou-se no passado dia cinco de Maio na RDS - Royal Dublin Society, em Dublin, um dos maiores eventos do mundo para programadores, o Coolest Projects.

Ministério Negócios Estrangeiros  REPRESENTANTE.jpg

Organizado pela Fundação CoderDojo, o Coolest Projects é um dos maiores palcos para os jovens programadores apresentarem os seus projetos para avaliação. Na edição deste ano, foram milhares os que encheram a RDS; países como Coreia, Japão, Argentina, Croácia ou Quénia estiveram presentes.

Portugal fez-se representar com cinco jovens, Ana, Isabel, Fernando, José e Rodrigo.

Estes jovens frequentam o CoderDojo de Esposende  e levaram consigo dois projetos inovadores que mereceram vários elogios por parte do júri.

Dublin 2019 Evento.jpg

“My Pet”, um projeto que permite a alimentação dos animais à distância, e “Santiago Way”, onde é possível registar e partilhar mensagens entre os peregrinos do caminho de Santiago, foram apresentados no palco destinado a projetos inovadores.

Foram vários meses de trabalho e dedicação para poder concretizar os projetos.

No seu percurso contaram com o apoio do IPVC –  Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que disponibilizou dois professores, Sara Paiva e Sérgio Lopes, encarregados de orientar os jovens na parte da montagem dos componentes e programação da aplicação.

No dia do evento, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da sua embaixada em Dublin, esteve ao lado dos representantes portugueses; o Dr. Rogério Lopes foi o encarregado de lhes transmitir o apoio e reconhecimento, destacando a importância de Portugal estar presente neste género de eventos internacionais.

Durante todo o dia, foram várias as pessoas que passaram pelo espaço de Portugal para entender os projetos e recolher informações. Este género de eventos acaba por ser também uma ótima forma de promover o turismo e dar a conhecer Portugal.

Programa CoderDojo em Esposende

O centro de programação CoderDojo iniciou-se em Esposende em Julho de 2017 através da Associação de Cidadãos de Esposende. Hoje, este centro de programação conta com várias dezenas de alunos que usufruem de forma totalmente gratuita das aulas de programação, sendo uma referência regional em trabalho de programação.

Em Outubro de 2018, este centro de programação esteve em Bruxelas inserido na Code Week, onde o trabalho apresentado foi reconhecido por vários eurodeputados. Fruto desse sucesso, veio o convite a participar no evento deste ano em Dublin.

Dublin 2019 Evento 2.jpg