Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

JOVENS DE CERVEIRA FAZEM CAMPANHA DE RECICLAGEM

Campanha pela reciclagem em Cerveira pelas mãos de jovens estudantes

Um grupo de jovens do programa Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira foi desafiado pela autarquia para promover, porta a porta, uma mudança de atitudes para com a separação de resíduos. A campanha de sensibilização ambiental “Divida por todos e seja Feliz”, dinamizada pela Valorminho em parceria com a Câmara Municipal, decorreu, pela primeira vez, esta segunda e terça-feira, numa área piloto de 250 habitações. Vereadora Aurora Viães acompanhou primeiro dia de “uma ação enriquecedora para todos”.

De espírito motivado, cerca de 10 jovens cerveirenses tornaram-se, durante dois dias, ‘agentes especiais da reciclagem’ - assim se auto-intitularam –, tendo como missão espalhar uma mensagem de educação ambiental que também eles já incorporaram desde a primária. O alvo são 250 residências.

Toca-se à campainha, abrem a porta e a conversa surge naturalmente: ‘Andamos a pedir uma coisa. Já recicla?’. Na sua maioria, a resposta é positiva, agradando aos jovens que, de seguida, prestam uma pequena informação alusiva à separação multimaterial e oferecem um ecoponto (3ecobags), um funil para deposição de óleos alimentares, uma sinalética de apoio e um saco reutilizável. O objetivo da campanha é a separação de resíduos tendo como horizonte a maximização das quantidades de reciclagem, com enfoque na deposição em locais adequados.

Acompanhados por um monitor da Valorminho, estes jovens contaram ainda, no arranque desta ação inédita, com a companhia da vereadora da educação, Aurora Viães. “É enriquecedor assistir ao empenho e participação ativa na resolução de problemas ambientais por aqueles que constituirão a futura geração de cerveirenses. Não obstante, é fundamental passar essa mensagem aos pais, avós, amigos, vizinhos, população em geral de que um mundo ambientalmente saudável é responsabilidade de cada um de nós, e com um pequeno gesto se faz a diferença”, assegurou.

De acordo com a Valorminho, a Sensibilização Ambiental pretende atingir uma predisposição da população para uma mudança de atitudes, algo que só se pode verificar se a população for educada, ou seja, se depois de sensibilizada lhe forem apresentados os meios que a conduzam a uma atitude mais correta para com o ambiente.

Os resíduos colocados nos ecopontos e ecocentros permitem contribuir para a reciclagem evitando a deposição em aterro sanitário. Desta forma, é possível prolongar o ciclo de vida dos materiais valorizáveis, sendo da responsabilidade de cada cidadão promover correta deposição dos seus resíduos.

A separação multimaterial tem inúmeras vantagens, desde a economia de energia; a redução dos resíduos depositados em aterro, reduzindo assim a tarifa de deposição em aterro e a taxa de gestão de resíduos (TGR) paga pelo Município, e consequentemente implicará uma diminuição da taxa paga pelo munícipe; a economia de matérias-primas; a proteção dos recursos naturais e valorização de resíduos para concepção de novos produtos; e a redução da poluição do ar, solo e água.