Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

JOVENS BRACARENSES PARTICIPAM NO "PARLAMENTO DOS JOVENS"

Ricardo Rio na abertura da sessão distrital do ‘Parlamento dos Jovens’: Jovens devem ser cada vez mais vigilantes e interventivos

Os jovens devem ser cada vez mais vigilantes e interventivos, dando o seu contributo nas diversas esferas da vida em sociedade. A opinião foi deixada pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, na abertura da sessão distrital do ‘Parlamento dos Jovens – Ensino Básico’ que teve lugar hoje, dia 29 de Fevereiro, no Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Braga.

CMB29022016SERGIOFREITAS000000865

Na ocasião, o Autarca Bracarense sublinhou a importância do ‘Parlamento dos Jovens’, como espaço de excelência de participação juvenil, destacando ainda o trabalho que o Município tem realizado em ligação com as escolas, as associações juvenis e com o Conselho Municipal da Juventude, “dando voz aos jovens e a desenvolver projectos que vão ao encontro dos seus anseios e dos seus objectivos de vida”.

Sobre o tema deste ano do ‘Parlamento dos Jovens’ – Racismo, Preconceito e Discriminação – o edil alertou para a necessidade das sociedades “serem capazes de acolher, incluir e de trabalhar em conjunto apesar das diferenças”. “É assim que as cidades, as regiões e os países se tornam mais ricos e mais desenvolvidos”, acrescentou.

CMB29022016SERGIOFREITAS000000862

A iniciativa ‘Parlamento dos Jovens’, que celebra os 20 anos de existência, é uma iniciativa da Assembleia da República, através da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, dirigida aos jovens do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, que culmina com a realização de duas sessões nacionais no Parlamento.

Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e o futuro individual, dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República, e incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância são os principais objectivos do ‘Parlamento dos Jovens’.

Depois da sessão distrital dirigida aos alunos do básico, amanhã, dia 1 de Março, será a vez dos alunos do ensino secundário participarem no ‘Parlamento dos Jovens’. As sessões nacionais, a realizar na Assembleia da República, estão agendadas para os dias 2 e 3 de Maio.

CMB29022016SERGIOFREITAS000000867