Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

JOSÉ CÂNDIDO DE OLIVEIRA MARTINS EVOCA CARDEAL SARAIVA

Cultura literária de Cardeal Saraiva domina quinta conferência de tributo

A competência cultural e literária de Frei Francisco de São Luís – personalidade homenageada pelo Município de Ponte de Lima no âmbito das comemorações dos 250 anos de nascimento (1766-2016) – dominou a quinta conferência de tributo, que decorreu na passada sexta-feira, 11 de novembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

DSCN9073.JPG

Orientada por José Cândido de Oliveira Martins, professor associado na Universidade Católica Portuguesa de Braga, a sessão intitulada “D. Frei Francisco de São Luís e os estudos literários” incidiu sobre o legado bibliográfico do religioso beneditino, revelador de “uma erudição vastíssima e de uma bagagem quase enciclopédica”, que lhe permitiu a composição de textos diversos e a tradução de autores clássicos, caso do filósofo romano Séneca.

De entre as obras publicadas por Frei Francisco de São Luís, destacou-se a “Apologia de Camões contra as reflexões críticas do P.e José Agostinho de Macedo sobre o episódio de Adamastor no Canto V dos Lusíadas”, opúsculo escrito em Ponte de Lima, nos meses de julho e agosto de 1812, em resposta à análise anti camoniana do padre graciano que acusou o autor de “Os Lusíadas” de prosaísmo, plágio e falta de originalidade. De acordo com José Cândido de Oliveira Martins, o texto de Cardeal Saraiva – um dos grandes defensores de Luís de Camões – é sintomático da “cultura, sentido cívico, coragem intelectual, equilíbrio emocional e qualidade literária” do monge ponte-limense, que recorrendo a uma metodologia adequada e a um estilo irónico – porém contido - faz da defesa apologética do poeta maior da nação “um exemplo do ponto de vista ético”. Prova disso é o primeiro parágrafo do opúsculo1, onde o insigne religioso sustenta “(…) que quando nas grandes obras de literatura houvermos de notar algum defeito, o façamos com a moderação e atenção devida ao distinto merecimento, e à pública reputação dos seus autores” - recomendação de prudência a que se seguem várias outras notas e refutações ao escrito de José Agostinho de Macedo, que não chega a replicar. Um episódio de relevo na história literária portuguesa que representa – a par das demais distinções decorrentes do brilhante desempenho de cargos diversos nas áreas da religião, política e cultura do Portugal oitocentista - a reconfirmação do nome de Frei Francisco de São Luís como uma das figuras mais proeminentes e justas do nosso passado coletivo.

À sessão de tributo, que contou com a presença do Eng.º Vasco Ferraz, Vereador com o Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Ponte de Lima, seguir-se-á, a 2 de dezembro, a conferência “Tensões e conflitos entre liberais e absolutistas no Alto Minho no tempo do Cardeal Saraiva”, orientada por Alexandra Esteves.

A 6 de janeiro de 2017, Luís de Oliveira Ramos encerra o ciclo de palestras inserido no quadro das comemorações dos 250 anos de nascimento com a comunicação “Frei Francisco de S. Luís e o nosso tempo”.

(1A “Apologia de Camões…”, inserida no volume 10 das “Obras completas do Cardeal Saraiva”, encontra-se disponível para consulta na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima).

Sobre o conferencista:

Doutorado em Humanidades - especialidade de Teoria da Literatura -, José Cândido de Oliveira Martins é docente e investigador na Universidade Católica Portuguesa, em Braga. Tem diversos artigos publicados em revistas da especialidade, soma colaborações várias em obras coletivas e participações em congressos e colóquios e é autor de alguns livros, de que se destacam os títulos "Teoria da paródia surrealista" (1995), "Fidelino de Figueiredo e a crítica da teoria literária positivista" (2007) e "Viajar com António Feijó" (2009).

(Informações adicionais sobre o palestrante em: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5295361728152206)