Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

JORNALISTA BRACARENSE JOSÉ MOREIRA CONSAGRADO NA TOPONÍMIA DE BRAGA

Município de Braga atribui o nome de José Moreira a avenida da cidade

O jornalista bracarense José Moreira vai figurar a partir do próximo ano na toponímia da Cidade de Braga. A proposta, aprovada na reunião do Executivo Municipal desta Segunda-feira, dia 7 de Dezembro, prevê a atribuição do nome de José Moreira ao último troço da avenida que dá acesso ao Hospital de Braga.

Esta opção tem por fundamento o facto de o homenageado ter tido residência na freguesia de S. Victor e ser um dos rostos da luta pela preservação do complexo eco monumental das Sete Fontes, que se localiza à margem desta artéria. Recorde-se que José Moreira desde o início da década de 90 que integrava os corpos directivos da ASPA, tendo ainda assumido a direcção da revista "Mínia" desde 1994.

Para a vereadora da Cultura, Lídia Dias, este é um “acto de justiça” para com uma personalidade que “viveu apaixonadamente o seu amor por Braga”, cidade à qual deixou “ineludíveis contributos para o desenvolvimento cultural”.

José Moreira nasceu a 14 de Dezembro de 1922 na freguesia da Sé, mais propriamente na Avenida de São Miguel-o-Anjo. Jornalista durante vários anos, José Moreira deixa para a posteridade uma acção interventiva na História recente de Braga.

Falecido no ano de 2003, o seu nome surge inevitavelmente ligado à cultura local, dado ter sido o fundador da ‘Livraria Pax’, que desenvolveu uma grande actividade editorial, com particular atenção para temas relacionados com a história e identidade local.

A inauguração das placas toponímicas vai decorrer simbolicamente nas comemorações do 25 de Abril de 2016, como forma de recordar uma figura que se destacou como defensor do património cultural e monumental de Braga através de uma cidadania interventiva.