Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

JORNAL “CARDEAL SARAIVA” ASSINALA 116 ANOS DE EXISTÊNCIA

O semanário limiano “Cardeal Saraiva” assinalou recentemente – 15 de fevereiro – 116 anos de publicação ininterrupta, pautando-se sempre ao longo da sua existência como um órgão de informação ao serviço do concelho de Ponte de Lima e da região e ainda como uma tribuna de opinião livre e pluralista.

O aparecimento da Imprensa regional encontra-se intimamente ligado à necessidade de difusão das ideias liberais e republicanas. Foi sobretudo, a partir dos finais do século XIX, que apareceram à luz do dia numerosos jornais regionais, a par das sociedades recreativas e bandas musicais, entre outras obras de benemerência ligadas ao republicanismo e, não raras as vezes, patrocinadas pelas lojas maçónicas implantadas nas respetivas regiões.

Com a instauração do Estado Novo, muitos jornais foram extintos, tendo os que continuaram a publicar-se, adaptado às novas circunstâncias, continuando a pugnar pelos melhoramentos locais e, não raras as vezes, acudido a situações de pobreza e outras necessidades de pessoas que tomaram sob sua proteção humanitária.

Apesar dos novos desafios que atualmente se colocam à imprensa escrita, o semanário “Cardeal Saraiva” constitui um exemplo de luta e sobrevivência, mantendo os referenciais de pluralismo e liberdade legados pelo seu próprio patrono, o ilustre ponte-limense Frei Francisco de São Luís Saraiva, vulgo Cardeal Saraiva, e tendo durante muito tempo, junto ao cabeçalho, mantido a divisa “no dizer de Castilho, o Cardeal Saraiva foi o maior filósofo do século passado e um dos introdutores da liberdade em Portugal”.