Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

JORNADAS: USOS DO TEMPO NA REGIÃO DO TÂMEGA

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, no âmbito da execução do Plano Municipal para a Igualdade, irá dinamizar, no próximo dia 15 de julho, às 14h00, as Jornadas “Usos do Tempo na Região do Tâmega”. A iniciativa, que terá lugar no auditório municipal (Palacete Silva) é financiada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), pelo Portugal 2020 (PT2020) e União Europeia/Fundo Social Europeu (EU/FSE).

De acordo com Ana Rita Dias, Conselheira Municipal para a Igualdade ”o tempo é um recurso valioso para realizar atividades que permitem satisfazer necessidades básicas (e não só), sendo também um fim em si mesmo. Por isso, o tempo dedicado ao trabalho não remunerado joga um papel importante na determinação dos níveis de bem-estar. Acresce que a possibilidade de aceder a bens e serviços que permitem poupar tempo é, também ela, desigual quando comparamos a realidade das mulheres, com a dos homens.”

A Conselheira Municipal adiantou ainda que “a carga de trabalho no interior do lar limita as possibilidades das mulheres se inserirem no mercado de trabalho e determina que aquelas se incorporem em condições mais precárias (ex: jornadas parciais). Na realidade, não obstante a integração de uma maior percentagem de mulheres no mercado de trabalho, o tempo dedicado às tarefas domésticas (por parte daquelas) continua a ser substancialmente superior ao dos homens, observando-se um fenómeno de dupla ou tripla jornada de trabalho. De facto, ao aumento do tempo dedicado ao trabalho remunerado não correspondeu uma diminuição do tempo dedicado ao trabalho não remunerado, com todas as consequências que tal acarreta, mormente ao nível da saúde física e mental das mulheres

Como sobejamente se tem referido existem diferenças estatisticamente significativas, entre mulheres e homens, na afetação do tempo. Tais diferenças foram corroboradas no diagnóstico elaborado pela autarquia, o que denota a manutenção de processos discriminatórios, que servem de sustentáculo a uma maior participação do homem na esfera pública e a uma maior participação da mulher na esfera privada.

As jornadas em questão têm como objetivo proporcionar a possibilidade de visibilizar os usos do tempo, por parte de mulheres e homens, na região do Tâmega; incentivar a partilha de boas práticas, no que concerne à conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional; demonstrar a importância da implementação de medidas de incentivo à conciliação, no aumento da produtividade e na diminuição do absentismo, assim como no incremento da saúde física e mental; promover a divulgação dos trabalhos efetuados no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade.

A iniciativa terá como oradores Ana Rita Dias, Conselheira Municipal para a Igualdade, Mafalda Perfeito, Empreendedora, Mãe de quatro filhos e Hair Stylist, bem como Benedita Aguiar, da Die Apfel. O encerramento será efetuado pelo Presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado.

No final do dia, pelas 21h30, haverá cinema ao ar livre, com a visualização do Filme “María Solinha”, na Praça Camilo Castelo Branco.

tamevpag.png