JOÃO LEONARDO MATOS: JOVEM PROMISSOR DA COZINHA LIMIANA VAI CONFECIONAR O ALMOÇO QUE SERÁ SERVIDO NA CASA DO CONCELHO DE TOMAR – CRÓNICA DE TITO DE MORAIS
João Leonardo Matos, nascido há 23 anos na freguesia de Arcozelo, frente á sede do concelho, é um jovem promissor na cozinha regional portuguesa, especialmente a Limiana. Formado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, e depois do estágio na “Cozinha Velha”, próximo de sua residência, onde nos pratos residentes se salientam o Leitão à moda da Bairrada e o Arroz de Sarrabulho, lá começou o seu gosto pelas artes culinárias do Portugal interior.
Depois, João Matos ingressou na vida profissional, sendo o responsável da cozinha da Taverna da Cadeia Velha, onde a par de receitas tradicionais, também um toque nas estrangeiras, pois há apreciadores lusos . Por outro lado, o jovem cozinheiro deseja apostar no receituário de outrora, mas juntando inovação e um toque especial a seu gosto. É o caso de dois acepipes da casa: os Pimentos Padrón, da Galiza, Espanha, e as Tâmaras enroladas em bacon, este último uma ligação entre o Norte de África e a Ásia.
E, perante estas apetências, João Leonardo Matos é o novo elemento do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, sector de Cozinha. Esse grupo de promoção dos produtos regionais em Portugal e estrangeiro, contará em próximos eventos com a colaboração do conterrâneo: no próximo Sábado, 26 do corrente, no Bacalhau ao gosto de António Feijó e Eça de Queirós, na Casa do Concelho de Tomar em Lisboa; e, já para 2025 mais longe: em Bruxelas, um serviço com a nossa Confraria dos Vinhos de Portugal na Bélgica, e depois um outro em França, ambos reunindo também os experimentados Chefs Paulo Santos, da Casa de S. Sebastião em Ponte de Lima, e Domingos Gomes, do “Rio Lima”, em Cardielos, Viana do Castelo.