Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

JARDIM DE INFÂNCIA MONTELONGO (FAFE) SAGRA-SE VENCEDOR NACIONAL DO PROJECTO “HINO DA FRUTA”

Teve lugar recentemente, no Teatro Cinema de Fafe, a “Super Festa dos Heróis da Fruta", que lotou quase por completo a nossa mítica sala de espectáculos, com crianças e familiares. 

DSC_7649

A iniciativa foi promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) e visou homenagear o Jardim de Infância Montelongo (Fafe) e as suas crianças, que venceram a terceira edição do concurso do “Hino da Fruta”, a nível nacional, no âmbito do projecto «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável».

Como é habitual, deslocou-se a Fafe a equipa de profissionais da APCOI, que dinamizou uma festa com diversas actividades, como uma peça de teatro interactiva e um momento de actividade física, de forma a comemorar a importância da fruta na alimentação diária das crianças.

Por aqui passaram as mascotes do projecto, a “Sushi”, o “Yago” e o “DJ Tec-Tec”, bem como o palhaço “Vira Vento”, que anunciou os oito mandamentos da fruta.

O programa teve como objectivos pedagógicos incentivar as crianças a ingerirem fruta todos os dias na dose recomendada, bem como dar a conhecer a importância da fruta na alimentação e na manutenção da saúde e encorajar as crianças a orgulharem-se de praticar uma alimentação saudável e variada.

DSC_8084

Desenvolvida desde 2011 em jardins-de-infância e escolas básicas de todo o país, a iniciativa tem como propósito incentivar as crianças a partir dos 2 anos a comer mais fruta, como estratégia de prevenção da obesidade infantil e das restantes doenças associadas.

Participaram nesta terceira edição, a nível nacional, 70 000 alunos de mais de um milhar de estabelecimentos de ensino pré-primário e primário.

O Jardim de Infância Montelongo, sediado na cidade, foi o único estabelecimento de ensino de Fafe (e uma das 20 escolas do distrito) que participou no projecto, tendo sido seleccionado para os 60 finalistas, a nível do país.

Após passar o “crivo” da votação telefónica, foi eleito por um júri da organização como um dos três estabelecimentos de ensino vencedores, com o seu hino, que tem letra do poeta Artur Ferreira Coimbra e arranjo musical de José Manuel Machado, colaborador do jardim-de-infância.

O anúncio foi feito depois de o Júri analisar a criatividade das letras e dos videoclipes de todos os hinos da fruta.

A directora do Jardim de Infância Montelongo, Arminda Coimbra, estava radiante, com a distinção: “Estamos muito felizes e orgulhosos pelo lugar conseguido. Agradecemos a todos por terem participado connosco neste magnífico projecto.

Uma palavra especial para as crianças que sempre se sentiram motivadas no decorrer do mesmo e em especial no Hino da Fruta. Os nossos Heróis cantam, encantam e espalham a magia da fruta...”.

foto-grupo-herois da fruta