Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ARCOS DE VALDEVEZ: JÁ ESTÁ DISPONÍVEL O LIVRO “MY DEATH: AND OTHER VISIONS FROM A FADING CENTURY" TRADUÇÃO INGLESA DE OBRAS ESCOLHIDAS DO ESCRITOR ARCUENSE FRANCISCO TEIXEIRA DE QUEIROZ (BENTO MORENO)

493926463_1235360825258390_7004298544292854571_n.jpg

LANÇAMENTO DO LIVRO

(disponível para compra depois do dia 30 de Abril, reserve o seu exemplar)

FRANCISCO TEIXEIRA DE QUEIROZ (BENTO MORENO)

AUTOR CLÁSSICO DA LITERATURA PORTUGUESA PELA PRIMEIRA VEZ TRADUZIDO PARA INGLÊS

O projeto literário independente, Contra Escrita - Edições, apresenta agora uma nova coleção, Portuguese Classics (Clássicos Portugueses). Consistindo em traduções para o Inglês de Autores Portugueses menos conhecidos, esta coleção visa difundir a Literatura e a Cultura Portuguesas pelo mundo.

Título: "My Death: And Other Visions From a Fading Century" (A Minha Morte: E Outras Visões de um Século em Desvanecimento)

Coleção: "Portuguese Classics: Volume 1"

Autor: Teixeira de Queiroz (Bento Moreno)

Tradutor: Philipe Pharo

Livro de Bolso: 118 páginas

Sobre o livro: My Death: And Other Visions from a Fading Century (2025) é composto por quatro contos retirados do livro Novos Contos de Teixeira de Queiroz publicado pela primeira vez em 1887. Os contos selecionados revelam a escrita e a visão do autor relativamente ao seu tempo na virada do século XIX para o século XX. Desde a confissão íntima de My Death (A Minha Morte) à graça peculiar de The Blind Man from Guardiam (O Cego de Guardiam), e da tensão espiritual de Our Lord Jesus Christ (Nosso Senhor Jesus Cristo) à dignidade tranquila de A King's Oldness (A Velhice de Um Rei), esta antologia captura vidas apanhadas nas engrenagens da História enquanto compartilha as Tradições Culturais Portuguesas connosco.

Sobre o Autor: Francisco Teixeira de Queiroz (1848-1919), que usou o pseudónimo Bento Moreno, nasceu em Arcos de Valdevez (Minho), Portugal. Um homem elevado do seu tempo, um médico, um político eleito deputado republicano para a Assembleia Nacional Constituinte em 1911, eleito pelo círculo eleitoral de Aldeia Galega (agora Montijo), tendo sido também vereador na Câmara Municipal de Lisboa e deputado na legislatura de 1893, antes da Revolução Republicana Portuguesa e a Proclamação da República Portuguesa de 5 de Outubro de 1910.

A sua escrita inclui-se tanto no Naturalismo como no Realismo, movimentos literários do seu tempo, influenciados por filósofos que concluíram que apenas as leis e forças naturais operavam o mundo, negando a existência transcendente e sobrenatural, ideias e conceitos severamente influenciados pela Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin, dando lugar a uma nova forma de pensar, nem sempre a melhor. Quanto ao Realismo, que cooperou com o Naturalismo nesta época, tem um traço claro no estilo de escrita de Teixeira de Queiroz, valorizando a objetividade e uma representação fiel da realidade sem idealismo, abrindo as portas para o século XX. Vários críticos consideram que a sua escrita tem uma forte relação com a de Honoré de Balzac, considerado um dos fundadores do Realismo.

O Editor: Filipe Faro da Costa