Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

INSTITUTO RENASCER DÁ FORMAÇÃO EM VILA DO CONDE SOBRE "AUTOAFIRMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL"

Instituto Renascer promoveu formação sobre “Autoafirmação Pessoal e Social” e “Gestão Doméstica” – Uma iniciativa promovida pelo Instituto Renascer

O Instituto Renascer desenvolveu uma formação de Capacitação para a Inclusão, denominada “Autoafirmação Pessoal e Social” (300 horas) e “Gestão Doméstica” (300 h), uma iniciativa financiada pelo POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), pelo Programa Portugal 2020, União Europeia e Fundo Social Europeu.

15590375_10207854300464554_823600951965644181_n

No âmbito da seleção dos formandos o Instituto Renascer articulou com a Associação “O Tecto”, em concreto com a Equipa de RSI desta Instituição, a qual “deu um apoio imprescindível na seleção dos formandos, com base no seu perfil psicossocial, o que teve um impacto bastante positivo no decurso da ação”, referiu Jorge Mandim, Presidente do Instituto Renascer.

Esta ação de formação visou, de acordo com Jorge Mandim, “fazer com que os formandos se tornassem protagonistas das suas próprias vidas, de modo a que sentissem que trilham o seu próprio caminho e não o caminho traçado por outrem. Isto, sim, é autoafirmação pessoal e social. Neste sentido, ao longo da formação pretendeu-se desenvolver três aspetos: quem eu sou, o que quero ser e o que quero alcançar”.

Em suma, a autoafirmação pessoal e social pressupõe que a pessoa seja a principal protagonista da sua vida, lutando pelos seus projetos, vencendo as pressões sociais e os obstáculos com que se confronta no quotidiano.

IMG_20181112_104743