Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

INATEL ORGANIZA EXCURSÕES ÀS FESTAS DA SENHORA DA AGONIA

A romaria da Senhora da Agonia, nasce de uma tradição muito antiga que remonta ao ano de 1772, da devoção dos homens do mar. A tradição religiosa e a fé das gentes do mar, preenchem as ruas com cor, alegria e festa.

Capturaragoniainatel19.PNG

1º DIA - CIDADES DE ORIGEM | VIANA DO CASTELO

Saída pela manhã em direção a Viana do Castelo. Almoço no INATEL de Santa Maria da Feira. Chegada a Viana do Castelo para assistência ao desfile da Mordomia (inicio previsto às 16H00). O desfile da Mordomia, um dos pontos mais altos dos festejos, com duração de mais de duas horas. Todas as localidades em volta da "Princesa do Lima" trazem à cidade uma mostra do que produzem, desde as Sargaceiras de Carreço, passando pelos teares de Perre, aos cestos floridos de Alvarães, artesanato com a famosa loiça de Viana, pintada à mão e assinada pelo artista, o ouro de família ao peito das mordomas, lavradeiras e as deslumbrantes noivas de Viana, nada falta a este deslumbrante cortejo. Check-in em hotel de *** em Viana do Castelo. Jantar em restaurante. Alojamento.

2º DIA - VIANA DO CASTELO | VILA NOVA DE CERVEIRA | VIANA DO CASTELO

De manhã, saída para passeio a Vila Nova de Cerveira, incluindo subida ao miradouro do Cervo, em autocarro. O miradouro mais conhecido de Vila Nova de Cerveira, com uma emblemática escultura, uma popular obra em ferro da autoria do escultor José Rodrigues. Localizada numa colina denominada Alto do Castro, é uma homenagem ao símbolo da vida onde, antigamente, abundavam veados. Daqui poderá vislumbrar grande parte do rio Minho, desde a passagem por Valença até à foz, em Caminha. Almoço no INATEL Cerveira Hotel****. Regresso a Viana do Castelo. Tarde livre para assistir às festividades previstas, o cortejo Histórico Etnográfico. Jantar em restaurante. Assista às festividades programadas para esta noite (Desfile "Vamos para o Festival", Festival Folclórico...). Alojamento.

3º DIA - VIANA DO CASTELO

Dia e almoços livres para assistência aos festejos. De tarde, oportunidade para assistir à procissão solene em honra à N. Senhora da Agonia pelas ruas da cidade. Jantar em restaurante. Noite livre, sugerimos que assista à Festa do Traje. Alojamento.

4º DIA - VIANA DO CASTELO 

Dia e almoços livres para assistência aos festejos previstos. Inibrie-se com as festas minhotas. Jantar em restaurante. Nesta noite preparam-se nas ruas da Ribeira os tapetes floridos. Alojamento.

5º DIA - VIANA DO CASTELO | REGRESSO 

Check-out no Hotel. Almoço livre. De tarde, oportunidade para assistir à Procissão do Mar, um dos momentos altos da romaria. Regresso com jantar livre em circuito.

Mínimo 35 participantes.

NOTA: por motivos alheios à Fundação INATEL, o programa poderá sofrer alterações.