Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

IGREJA MATRIZ DE FAMALICÃO REABRE AS PORTAS ESTE DOMINGO

Paulo Cunha e D. Jorge Ortiga participam na cerimónia que arranca a partir das 15h30

A igreja Matriz de Vila Nova de Famalicão reabre as portas à comunidade, este domingo, dia 26 de fevereiro, depois de um conjunto de obras de restauro e de recuperação que começaram no início de 2015.

DSC_3787.JPG

A cerimónia de inauguração das obras conta com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, e do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. A sessão inicia pelas 15h30, com Paulo Cunha a entregar os documentos jurídicos da posse do edifício a D. Jorge Ortiga. Abrem-se as portas da igreja e inicia a celebração da eucaristia. No final, será descerrada a placa que memoriza a reabertura e Sagração da igreja.

As obras que duraram cerca de dois anos implicaram um investimento total de 780 mil euros.

O Movimento Cívico “Eu Sou Matriz” que mobilizou a comunidade na angariação de fundos, conseguiu obter mais de 100 mil euros.

Para além da recuperação total e restauro do edifício, incluindo o altar barroco, a Capela das Santas Chagas e a arte sacra, a grande novidade da obra foi a criação de um novo altar. As portas exteriores ganharam novos elementos simbólicos, sendo que uma tem representada a ressurreição de Cristo e outra o anúncio a Santa Maria Madalena. No interior o caminho até ao altar representa o caminho dos discípulos  no reconhecimento de Jesus.

As portas interiores também têm um significado: através da pega em forma de cajado representa-se o peregrino que vai ao encontro de Jesus.

Nos anexos foram criadas novas valências: a Capela da Esperança (para velórios), a Capela da Misericórdia e sacristia.