HISTÓRIA DA GASTRONOMIA: QUAL A ORIGEM DAS “SALSICHAS À FRANCESA” SERVIDAS NOS RESTAURANTES EM PORTUGAL?
Os franceses têm um prato que o consideram seu – a choucroute. Trata-se de um prato alemão – a sauerkraut – de origem alsaciana e que significa “couve azeda”. Couve lombarda (da Lombardia, desde sempre reivindicada pelos alemães e que por pouco não levou à confrontação com a Itália de Mussolini…), a enrolar salsichas muito ao gosto alemão. Mas como os franceses ocuparam a Alsácia (e a Lorena) que são territórios germanófilos, tão franceses como a Ucrânia é russa, tornou-se uma “especialidade francesa”.
Durante a Primeira Grande Guerra e também na Segunda Gerra Mundial, o termo “choucrote” serviu para alcunhar os soldados alemães, o que só confirma a identificação deste prato com a gastronomia alemã.
A bem dizer, a origem deste prato é bem mais remota e, segundo alguns investigadores, remete-nos inclusivamente para a China e a Mongólia.
Em Portugal, os restaurantes servem-nas como “salsichas à francesa”. E, na Marinha Portuguesa, são denominadas por “Salsichas à Montijense”, uma vez que é no Montijo – outrora designada por Aldeia Galega – que é feita grande produção de suínos destinadaos à produção de salsichas, torresmos e outros sucedâneos. Mas, apesar disso, em Portugal ainda ninguém se lembrou de relamar uma especialidade da gastronomia portuguesa!