Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

HERÓIS DE PORTUGAL E DO ALTO MINHO RECORDADOS NO CEMITÉRIO DE RICHEBOURG (FRANÇA) – CRÓNICA DE TITO DE MORAIS

Secretário Núcleo de Gent, Bélgica (1).jpg

A evocação dos heróis da I Guerra Mundial neste último fim de semana, tem a sua relação histórica com o Alto Minho, nomeadamente os municípios de Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Paredes de Coura

O Núcleo de Gand (ou Gent) da Liga dos Combatentes na Bélgica, participou no passado Sábado, 12 do corrente mês de Abril, na homenagem aos portugueses sepultados no cemitério militar de Richebourg, localidade no Norte de França, situada a três dezenas de quilómetros de Lille.

A cerimónia registou grande adesão, ora pela comitiva belga, ora pela francesa. De Bruxelas e Gand rumaram aquela região situada na fronteira belgo-francesa, a direcção do Núcleo :Bruno Joos De Ter Beerst, Presidente e também Cônsul de Portugal; Victor Alves Gomes, Secretário, e a Tesoureira, Filipa Pedro. A comitiva integrou ainda associados da representação patriótica na Bélgica e um contingente de Portugal na NATO, incluindo o seu General, Paulo Mateus.

As cerimónias foram presididas pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, e estiveram presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Dr. Álvaro Castelo-Branco, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, e o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Chito Rodrigues.

No cemitério aguardavam o grupo, a congénere francesa, além de entidades locais: o Cônsul de Portugal, Bruno Cavaco; o autarca de Richebourg, uma representação militar e núcleos de combatentes em França.

O acto revestiu-se de alto significado para os três países aliados nesse conflito militar, com Portugal participante com o envio para a frente norte de milhares de soldados. A evocação dos heróis da I Guerra Mundial neste último fim de semana, tem a sua relação histórica com o Alto Minho, nomeadamente os municípios de Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Paredes de Coura, pois nos seus talhões do campo santo de Pas-de Calais, tiveram a sua última morada, restos mortais de jovens  recrutados nesses concelhos, entre 1831 nacionais.

image001 (40).jpg